Mais

NHL: Florida Panthers voltam a vencer Edmonton Oilers, sagram-se bicampeões e criam dinastia (5-1)

Nate Schmidt, dos Florida Panthers, a levantar a Taça Stanley (2025)
Nate Schmidt, dos Florida Panthers, a levantar a Taça Stanley (2025)Christian Petersen/Getty Images/AFP

Os Florida Panthers tornaram-se a terceira equipa da NHL desde 2000 a ganhar duas Stanley Cups consecutivas, juntando-se aos Tampa Bay Lightning de 2020/21 e aos Pittsburgh Penguins de 2016/17, derrotando os Oilers por 5-1, esta madrugada, vencendo a série por 4-2. O hat-trick de Sam Reinhart (quatro golos no total) é o primeiro na história dos playoffs dos Panthers.

Num jogo em que os apitos dos árbitros foram chocantemente silenciosos, os Oilers não jogaram bem o suficiente e os Panthers foram perfeitos. Sam Bennett recebeu o Troféu Conn Smythe (MVP dos play-offs) após a vitória, depois de ser o melhor marcador no pós-temporada com 15 golos.

Vamos então recapitular um Jogo 6 em que os Panthers dominaram o seu caminho para mais uma Taça Stanley!

1.º Período

Sam Reinhart deu o pontapé de saída para os Panthers logo aos cinco minutos, com o que alguns podem considerar o melhor golo dos playoffs! Foi o seu quarto jogo consecutivo a marcar.

Cerca de cinco minutos depois do golo de Reinhart, Evander Kane (Oilers) e Sam Bennett (Panthers) sofreram ambos penalizações para forçar um 4 para 4, mas nenhuma das equipas conseguiu capitalizar o espaço extra no gelo.

Ambas as equipas foram extremamente físicas no início do jogo, mesmo que isso não tenha aparecido nas estatísticas. Os desarmes agressivos de Edmonton abriram muitas oportunidades, mas a defesa estelar dos Florida foi negando constantemente, criando as suas próprias oportunidades.

A 46 segundos do fim do período, depois de uma perda de disco de Evan Bouchard entre as linhas azuis, Florida aproveitou logo de seguida com um golo de Matthew Tkachuk, o seu oitavo nos play-offs, para se colocar a vencer por 2-0. Florida tinha um registo de 14-2 sobre nos primeiros períodos destas finais

2.º Período

Os Oilers saíram do túnel com o patim direito, depois de terem tido duas grandes oportunidades, mas não conseguiram converter em ambas as jogadas, com McDavid a tentar assistir em cada uma delas, mas tanto o defesa Gustav Forsling, como o guarda-redes Sergei Bobrovsky conseguiram segurar a vantagem.

Depois, Reinhart bisou e deu aos Panthers uma vantagem de 3-0 antes dos últimos 30 minutos. Apesar de ter somado mais remates e placagens nos dois primeiros períodos, a defesa de Edmonton estava completamente aos papéis, independentemente do que mostravam as estatísticas.

3.º Período

Edmonton não conseguiu gerar qualquer tipo de esperança num jogo que foi dominado pelos Panthers em ambos os lados do gelo. O último prego no caixão veio quando Reinhart empurrou para a baliza vazia para aumentar para 4-0 e completou o hat-trick a caminho da segunda celebração consecutiva da Stanley Cup por parte dos Panthers. Insatisfeito, fez ainda um poker da mesma forma para dar início às celebrações.

Vasily Podkolzin, de Edmonton, marcou a menos de cinco minutos do fim, o golo de honra dos Oilers.