O seu último jogo foi a 13 de abril de 2023, com os New York Rangers e, depois disso, passou algum tempo a fazer testes com os Carolina Hurricanes, mas nunca disputou uma partida com a equipa.
"No ano passado, completei os treinos de verão... mas quando não deu em nada, disse a mim próprio que era inútil. Depois disso, nem sequer tentei mais", disse Halak ao Dennik Sport da Eslováquia.
"Estou oficialmente a terminar a minha carreira. Gostaria de agradecer à minha família, amigos, fãs e especialmente à minha mulher Petra, que esteve ao meu lado durante toda a minha carreira", acrescentou.
Durante a sua carreira na NHL, ganhou dois prémios William M. Jennings como guarda-redes de uma equipa que concedeu o menor número de golos numa época.
Fez 53 shutouts durante o período de 17 anos, com uma média de 2,5 golos concedidos por jogo e uma percentagem de defesas de 91,5%.
Para além dos Rangers, jogou também nos Montreal Canadiens, St Louis Blues, Washington Capitals, New York Islanders, Boston Bruins e Vancouver Canucks
"Passaram dois anos e já me conformei com o facto de não ter chegado às 300 (vitórias)", acrescentou Halak.
"Olhando para trás na minha carreira, foi uma boa carreira. Teria sido melhor com 300 vitórias, mas ficarei feliz com 295", acrescentou.
Halak também representou a Eslováquia nos Jogos Olímpicos de 2010 e 2014 e guiou a Equipa Europa até à final na Taça do Mundo de Hóquei de 2016.