Recorde aqui as incidências do encontro
Os Oilers entraram no jogo 5 com uma vantagem de 3-1 na série, aumentando a pressão sobre os anfitriões. Na esperança de evitar quatro derrotas consecutivas, os Stars precisavam de uma vitória em casa.
Edmonton precisou de apenas dois minutos e meio para abrir o marcador. Corey Perry aproveitou um power play para colocar os visitantes na frente. McDavid, a grande figura do hóquei no gelo, somou a 100.ª assistência da carreira em play-offs, tornando-se apenas no quarto jogador a conseguir esse feito. Pouco menos de cinco minutos depois, Mattias Janmark duplicou a vantagem para os Oilers.
Isso provocou uma mudança na baliza do Dallas, com Jake Oettinger a ser substituído por Casey DeSmith.
A má notícia para os Stars foi que a situação piorou apenas um minuto depois. Jeff Skinner aproveitou a oportunidade e piorou a situação para a equipa da casa, estreando-se a marcar nos play-offs.
Já a perder por três golos, os Stars começaram a dar luta. Jason Robertson reduziu a desvantagem, trazendo de volta alguma esperança.
Mais ou menos na mesma altura do segundo período, Roope Hintz fez o 2-3 em power play e os adeptos presentes no American Airlines Centre recuperaram a voz, pois a equipa estava verdadeiramente de volta ao jogo.
Apenas dois minutos depois, os Oilers recuperaram a vantagem de dois golos. O capitão da equipa, Connor McDavid, aproveitou um ressalto para ficar completamente isolado a partir do meio-campo e não deu hipóteses de defesa.
Apenas 38 segundos após o início do terceiro período, o marcador voltou a mexer com o 3-4. Robertson fez o seu segundo golo da noite, aumentando a contagem pessoal para quatro golos nos últimos três jogos. Com praticamente todo o período restante, a equipa da casa estava firmemente no jogo. Porém, voltaram a levar uma estocada quando Evander Kane fugiu por trás da baliza, enviou o disco para o meio da confusão e acabou por beneficiar de um desvio num defesa. Nos últimos segundos, Kasperi Kapanen aproveitou a baliza deserta para fazer o resultado final.
Pelo segundo ano consecutivo, os Oilers derrotaram os Stars na final da Conferência Oeste. Também pelo segundo ano consecutivo, Edmonton e os Florida Panthers, que derrotaram os Carolina Hurricanes em cinco jogos, vão disputar a Taça Stanley.
Isto significa que, pela terceira vez em 50 anos, haverá confrontos consecutivos entre as mesmas equipas na final da Taça Stanley. A última vez que isso aconteceu foi em 2008 e 2009, entre o Detroit Red Wings e o Pittsburgh Penguins.
No ano passado, os Panthers levaram a melhor em sete jogos, mas agora os Oilers terão uma oportunidade de se vingar. O jogo 1 da série terá início na próxima quinta-feira de madrugada, às 01:00.