Mais

NHL: Ovechkin bate recorde icónico de Gretzky ao apontar o seu 895.º golo

Alex Ovechkin comemora com os seus colegas de equipa depois de marcar contra os New York Islanders no domingo
Alex Ovechkin comemora com os seus colegas de equipa depois de marcar contra os New York Islanders no domingoČTK / AP / Adam Hunger
Alex Ovechkin marcou o seu 895.º golo da carreira na NHL este domingo, gravando o seu nome na história do hóquei no gelo ao ultrapassar finalmente o anterior recorde de todos os tempos que partilhava com Wayne Gretzky.

O craque dos Washington Capitals, Ovechkin - que tinha igualado a marca de 26 anos de Gretzky com dois golos na sexta-feira - marcou em power play no início do segundo período do confronto de domingo contra os New York Islanders.

A lenda russa de 39 anos atirou um remate de longa distância quando faltavam, dando início a festejos na UBS Arena. Ovechkin mergulhou no gelo em delírio após o seu golo memorável, antes de ser cercado pelos colegas de equipa, enquanto a arena lotada aplaudia de pé o feito do russo.

O "Maior de Sempre" do hóquei no gelo, Gretzky estava presente, juntamente com o comissário da NHL, Gary Bettman, para testemunhar o golo histórico de Ovechkin, que foi saudado por cânticos ensurdecedores de "Ovi, Ovi". Entretanto, Ovechkin festejou com a sua mãe, mulher e filhos, que entraram no gelo quando o jogo foi interrompido para assinalar a ocasião.

"Que dia. Como sempre digo, é um desporto de equipa e, sem os meus rapazes, toda a organização, os adeptos, os treinadores, eu nunca estaria aqui. Nunca teria passado pelo The Great One. Por isso, amigos, muito obrigado. Amo-vos muito... E a última coisa - a todos os fãs do mundo inteiro, na Rússia, nós conseguimos, rapazes", disse Ovechkin em discurso no estádio depois de o jogo ter sido interrompido.

Gretzky, por sua vez, também falou em homenagem.

"Dizem que os recordes são feitos para serem batidos, mas não tenho a certeza de quem vai conseguir mais golos do que este", disse o canadiano à multidão.

Bettman, por sua vez, saudou o profissionalismo e o impacto de Ovechkin no hóquei no gelo.

"Todos nós acabámos de testemunhar a história. Mas Alex, tu conseguiste. Foste fantástico. Tens sido o jogador perfeito, representando a NHL de forma extraordinária dentro e fora do gelo. Obrigado por tudo o que deste ao jogo", disse Bettman, reconhecendo que muitos pensavam que o recorde de Gretzky não poderia ser batido.

O 895.º golo de Ovechkin marcou o ato final de uma perseguição que se tornou gradualmente mais plausível ao longo dos anos, tendo em conta os golos incessantes do russo. O próprio Gretzky chegou a dar uma dica a Ovechkin para bater o seu recorde, dizendo numa entrevista em 2016 que estava ao alcance do russo se ele conseguisse manter a forma.

"Os primeiros 500 são os mais fáceis - são os 500 seguintes, quando estamos a ficar um pouco mais velhos e o nosso corpo está um pouco mais desgastado - as viagens e a parte física do jogo apanham-nos", disse Gretzky.

Ovechkin entrou na época de 2024-2025 a 42 golos de bater o recorde de Gretzky e marcou 15 golos nos primeiros 18 jogos antes de sofrer uma fratura do perónio em novembro, que o obrigou a uma ausência de 16 jogos.

No entanto, Ovechkin continuou a marcar golos sem parar, até que finalmente alcançou Gretzky na sexta-feira e ultrapassou o canadiano no domingo.

"Que momento para o hóquei, que momento para mim. Finalmente ninguém me vai perguntar 'quando é que o vais fazer?'. Acabou agora mesmo",  disse um aliviado Ovechkin no domingo.