O craque dos Washington Capitals, Ovechkin - que tinha igualado a marca de 26 anos de Gretzky com dois golos na sexta-feira - marcou em power play no início do segundo período do confronto de domingo contra os New York Islanders.
A lenda russa de 39 anos atirou um remate de longa distância quando faltavam, dando início a festejos na UBS Arena. Ovechkin mergulhou no gelo em delírio após o seu golo memorável, antes de ser cercado pelos colegas de equipa, enquanto a arena lotada aplaudia de pé o feito do russo.
O "Maior de Sempre" do hóquei no gelo, Gretzky estava presente, juntamente com o comissário da NHL, Gary Bettman, para testemunhar o golo histórico de Ovechkin, que foi saudado por cânticos ensurdecedores de "Ovi, Ovi". Entretanto, Ovechkin festejou com a sua mãe, mulher e filhos, que entraram no gelo quando o jogo foi interrompido para assinalar a ocasião.
"Que dia. Como sempre digo, é um desporto de equipa e, sem os meus rapazes, toda a organização, os adeptos, os treinadores, eu nunca estaria aqui. Nunca teria passado pelo The Great One. Por isso, amigos, muito obrigado. Amo-vos muito... E a última coisa - a todos os fãs do mundo inteiro, na Rússia, nós conseguimos, rapazes", disse Ovechkin em discurso no estádio depois de o jogo ter sido interrompido.
Gretzky, por sua vez, também falou em homenagem.
"Dizem que os recordes são feitos para serem batidos, mas não tenho a certeza de quem vai conseguir mais golos do que este", disse o canadiano à multidão.
Bettman, por sua vez, saudou o profissionalismo e o impacto de Ovechkin no hóquei no gelo.
"Todos nós acabámos de testemunhar a história. Mas Alex, tu conseguiste. Foste fantástico. Tens sido o jogador perfeito, representando a NHL de forma extraordinária dentro e fora do gelo. Obrigado por tudo o que deste ao jogo", disse Bettman, reconhecendo que muitos pensavam que o recorde de Gretzky não poderia ser batido.
O 895.º golo de Ovechkin marcou o ato final de uma perseguição que se tornou gradualmente mais plausível ao longo dos anos, tendo em conta os golos incessantes do russo. O próprio Gretzky chegou a dar uma dica a Ovechkin para bater o seu recorde, dizendo numa entrevista em 2016 que estava ao alcance do russo se ele conseguisse manter a forma.
"Os primeiros 500 são os mais fáceis - são os 500 seguintes, quando estamos a ficar um pouco mais velhos e o nosso corpo está um pouco mais desgastado - as viagens e a parte física do jogo apanham-nos", disse Gretzky.
Ovechkin entrou na época de 2024-2025 a 42 golos de bater o recorde de Gretzky e marcou 15 golos nos primeiros 18 jogos antes de sofrer uma fratura do perónio em novembro, que o obrigou a uma ausência de 16 jogos.
No entanto, Ovechkin continuou a marcar golos sem parar, até que finalmente alcançou Gretzky na sexta-feira e ultrapassou o canadiano no domingo.
"Que momento para o hóquei, que momento para mim. Finalmente ninguém me vai perguntar 'quando é que o vais fazer?'. Acabou agora mesmo", disse um aliviado Ovechkin no domingo.