Em comunicado, a Federação de Desportos de Inverno de Portugal dá conta da distinção do canadiano Aldred, com um galardão que homenageia “personalidades que contribuam inequivocamente para o desenvolvimento do hóquei no gelo”.
O prémio foi entregue em Estocolmo, durante a cerimónia de hall of fame, que decorre à margem dos Mundiais da modalidade.
“Este prémio internacional é motivo de orgulho para a federação, sendo um reconhecimento por todo a paixão, dedicação e trabalho que o Jim tem vindo a realizar em prol do desenvolvimento do hóquei no gelo em Portugal”, pode ler-se na nota.
Jim Aldred, de 62 anos, jogou no Canadá e nos Países Baixos, na década de 1980, e, depois, embarcou numa carreira de treinador em vários países, tendo-se radicado em Portugal a partir de 2017, tomando comando da seleção nacional, que tem evoluído em termos de participação internacional.
É uma das pessoas por detrás do campeonato nacional de três para três, organiza treinos abertos para crianças e jovens na Covilhã, para captar novos talentos para a modalidade, e dinamiza várias atividades que pretendem atrair outro dinamismo à modalidade, tendo ainda fundado o HC Porto, em 2023, a jogar na Liga espanhola e na Liga ibérica.