Onde se vão disputar os jogos?
Depois da República Checa em 2024, dois países voltam a acolher o torneio este ano. Os jogos serão disputados no Globen, com capacidade para 13.850 pessoas, na capital sueca Estocolmo, e no Jyske Bank Boxen (12.000), em Herning, na Dinamarca. O torneio decorre de 9 a 25 de maio.
Formato
A competição divide-se em dois grupos de oito. Os quatro primeiros avançam diretamente para os quartos de final, as equipas entre o quinto e o sétimo lugar asseguram a qualificação para o Mundial-2026, enquanto que o oitavo é despromovido de divisão.
O Grupo A é disputado em Estocolmo. Além da anfitriã Suécia está o Canadá, Finlândia, Eslováquia, Letónia, Áustria, França e Eslovénia.
O Grupo B é em Herning. Além da Dinamarca tem também República Checa, Suíça, Estados Unidos da América, Alemanha, Noruega, Cazaquistão e Hungria
Por cada vitória uma equipa recebe três pontos, um ponto por cada empate no tempo regulamentar (mais um adicional por vencer o prolongamento de cinco minutos ou desempate por penáltis).
Quem são os favoritos?
Os suspeitos do costume, mas sobretudo o Canadá. No ano que antecede os Jogos Olímpicos, os recordistas mundiais viajarão com as superestrelas da NHL Sidney Crosby e, provavelmente, Nathan MacKinnon, que podem decidir um jogo quase sozinhos. Mas os outros países de topo, como a República Checa, campeã em título, com David Pastrnak, ou a Suécia, com Filip Forsberg, também podem contar com estrelas das melhores ligas do mundo. Em contrapartida, os grandes nomes não estão presentes na equipa dos Estados Unidos da América. O mesmo se aplica à Finlândia, campeã olímpica.
Onde será transmitido o Campeonato do Mundo?
Em Portugal, o torneio está disponível na plataforma da IIHF, que tem uma televisão própria e requere o pagamento de uma subscrição. Disponível aqui.
