Ilhas Maldivas: Green Streets faltou a um jogo para evitar despromoção, Valencia queixa-se na FIFA

O Green Streets escapou da despromoção nas Ilhas Maldivas
O Green Streets escapou da despromoção nas Ilhas MaldivasClub Green Streets

Uma denúncia formal foi enviada à FIFA e à Confederação Asiática de Futebol (AFC), depois de um clube das Maldivas ter feito falta de comparência numa partida para se livrar da despromoção.

O escândalo envolve o Valencia, que foi despromovido no campeonato das Maldivas porque o rival Green Streets não apareceu para jogar a sua partida.

Na última jornada da temporada 2025/26, o Valencia precisava de vencer o Eagles e torcer para que o Green Streets, rival direto na luta contra a despromoção, perdesse o seu último compromisso por uma diferença de pelo menos quatro golos.

As dez equipas das Ilhas Maldivas jogam todas no mesmo estádio
As dez equipas das Ilhas Maldivas jogam todas no mesmo estádioGoogleMaps

O Valencia ganhou por 2-0 na quarta-feira e ficou à espera o resultado do jogo do rival, que jogaria no dia seguinte – todos os 10 clubes da elite das Maldivas dividem um único estádio, em Malé.

No entanto, numa manobra controversa, o Green Streets desistiu da sua partida contra o New Radiant pouco antes do início. Pelas regras, a ausência resultou numa falta de comparência, com resultado padrão de 2-0 para o New Radiant.

Com isso, o Green Streets "controlou" a própria derrota, impedindo que o marcador chegasse aos quatro golos necessários para o Valencia salvar-se, garantindo assim a permanência na primeira divisão.

Valencia ganhou mas foi despromovido
Valencia ganhou mas foi despromovidoClub Valencia

Acusações de manipulação

O Club Valencia escalou o caso para as instâncias mundiais e continentais (FIFA e AFC), depois da Federação das Maldivas ter punido o Green Streets com um transfer ban e multa de cerca de 2500 euros.

Em comunicado oficial, o Valencia afirmou que a ausência do rival foi um ato premeditado.

"Determinar o próprio resultado é manipular o desfecho da partida", declarou o clube em nota oficial.

Também há futebol na ilha paradisíaca
Também há futebol na ilha paradisíacaPix4Free.org

Um detalhe agrava a suspeita: o Green Streets chegou a divulgar o seu onze inicial na lista pré-jogo, mas os jogadores simplesmente não apareceram para o confronto.

O Green Streets negou que tenha desistido de entrar em campo de forma intencional.