Internacional pela Eslovénia,Josip Ilicic fez parte de uma Atalanta que encantou o futebol europeu em 2019/20. Numa temporada marcada pela pandemia de COVID-19, o conjunto de Bérgamo teve uma estreia em grande na Liga dos Campeões e chegou aos quartos de final da prova onde acabou eliminado pelo PSG (1-2) nos quartos de final, isto depois de ter ultrapassado Valência (quartos de final), Manchester City, Dínamo Zageb e Shakhtar Donetsk (fase de grupos).
Com 21 golos e cinco assistências em 34 jogos, Ilicic foi uma das grandes estrelas essa Atalanta, em conjunto com Alejandro Papu Gómez. Foi o canto do cisne de um jogador que enveredou por uma luta contra a depressão devido à pandemia de COVID-19 que lhe foi retirando disponibilidade para se mostrar ao mais alto nível.
‘’Ilicic teve COVID, sofreu bastante e acabou por cair em depressão. Existem momentos em que a cabeça explode, mas agora parece estar bem e vai voltar a ser importante para nós’’, explicou Alejandro Gómez a 27 de outubro de 2020, em entrevista à TyC Sports.
Certo é que Ilicic acabou por não mais ter preponderância na Atalanta. Na época transata somou 24 jogos sendo que no ano civil de 2022 fez apenas dois (11 minutos contra A Udinese, a 9 de janeiro, e oito frente ao Empoli, a 21 de maio). Com mais um ano de contrato com o conjunto de Bérgamo optou por rescindir e regressar a casa onde, para já, parece ter recuperado a felicidade em Maribor, aos 34 anos.
Este domingo voltou a jogar e reencontrou os golos. Lançado aos 77 minutos fez o quinto golo da vitória do Maribor frente ao Mura (5-1), na marcação de um penálti. Os quilos deixam prever que Ilicic poderá não ter as mesmas capacidades de outrora, mas o sorriso demonstra que a alegria pelo futebol parece ter regressado.
Reveja aqui as incidências da partida
‘’Estamos muitos satisfeitos com esta vitória e com o Josip Ilicic que finalmente conseguiu voltar a jogar. O público foi excecional e é um orgulho ver um jogador desta qualidade’’, explicou Damir Krznar, treinador do Maribor.