O Inter Miami no Mundial de Clubes
O Inter Miami foi selecionado como uma das 32 equipas que participarão no novo formato do Mundial de Clubes, nos EUA. O torneio começa no sábado, 14 de junho, e vai até a final no domingo, 13 de julho.
Abaixo, compilámos todas as informações sobre a participação do Inter Miami no Mundial de Clubes, com detalhes dos jogos, adversários, informações sobre a equipa, onde ver e muito mais, para que possa seguir Lionel Messi e a sua equipa enquanto tentam vencer o torneio em casa.
Calendário, jogos e adversários
O torneio é um espelho do Mundial, com 32 equipas divididas em oito grupos. Cada equipa foi selecionada e sorteada em grupos separados, com o Inter Miami a terminar no Grupo A. Na fase de grupos, vai jogar contra Palmeiras, FC Porto e Al Ahly.
O Inter Miami jogará uma vez com cada equipa, começando contra o Al Ahly no Hard Rock Stadium em Miami no sábado, 14 de junho, no que é o jogo inaugural de toda o Mundial de Clubes. Em seguida, enfrentará o FC Porto no Estádio Mercedes-Benz, em Atlanta, no dia 19 de junho, antes de jogar contra o Palmeiras no Estádio Hard Rock, em Miami, no dia 23 de junho.
Jogos da fase de grupos
Data: Sábado, 14 de junho
Pontapé de saída: 01:00 (domingo, 15 de junho)
Estádio: Hard Rock Stadium, Miami (FL)
Data: Quinta-feira, 19 de junho
Pontapé inicial: 20:00
Estádio: Estádio Mercedez-Benz, Atalanta (GA)
Data: Segunda-feira, 23 de junho
Pontapé inicial: 02:00 (terça-feira, 24 de junho)
Estádio: Estádio Hard Rock, Miami (FL)
Fase a eliminar
Após a fase de grupos, as duas melhores equipas de cada grupo passarão à fase a eliminar. A partir dos oitavos de final, cada equipa defrontará um adversário de outro grupo numa eliminatória de uma mão, dependendo da posição em que terminou - o primeiro classificado de um grupo defronta o segundo classificado de outro. Os quartos, meias e a final também serão disputadas em jogos de uma mão.
Se o Inter Miami se apurar em primeiro ou segundo lugar, jogará contra o vencedor ou segundo classificado do Grupo B. Esse grupo é composto pelo atual campeão francês Paris Saint Germain, o Atlético de Madrid de Diego Simeone, o Botafogo, ou o Seattle Sounders, também da MLS.
Os dois possíveis confrontos do Inter Miami nos oitavos:
R16 Jogo 1: Vencedor do Grupo A contra o segundo colocado do Grupo B
Data: Sábado, 28 de junho
Início: 17:00
Estádio: Lincoln Financial Field, Filadélfia (PA)
Jogo 2 do R16: Vencedores do Grupo B - Vice-campeões do Grupo A
Data: Domingo, 29 de junho
Pontapé inicial: 17:00
Estádio: Estádio Mercedez-Benz, Atalanta (GA)
Adversários do Inter Miami
Palmeiras - Brasil
O Palmeiras é uma das forças mais dominantes do futebol sul-americano. O clube ganhou a Libertadores três vezes na sua história, mais recentemente em 2020 e 2021 - a razão pela qual se apurou para o Mundial de Clubes. Também ganharam 12 campeonatos, o máximo de qualquer equipa na história da Série A do Campeonato Brasileiro.
FC Porto - Portugal
O FC Porto é uma das 12 equipas europeias que se qualificaram para o torneio e conquistou o seu lugar através da classificação da UEFA. O clube conquistou 30 títulos da Liga e 20 títulos da Taça de Portugal.
Al Ahly FC - Egito
O Al Ahly qualificou-se para o Campeonato do Mundo de Clubes como vencedor das Ligas dos Campeões da CAF de 2020/21, 2022/23 e 2023/24. A equipa egípcia é um dos quatro clubes africanos presentes no torneio e é um clube muito popular no continente. Tem 43 títulos da Liga, 39 títulos da Taça e 12 títulos da Liga dos Campeões da CAF.
Cobertura televisiva: Onde assistir aos jogos do Inter Miami
Em dezembro passado, a FIFA atribuiu os direitos exclusivos de transmissão do Campeonato do Mundo de Clubes da FIFA 2025 ao serviço de streaming DAZN. A cobertura ao vivo de todos os 63 jogos será exibida gratuitamente na plataforma DAZN, com os utilizadores registados a poderem assistir ao desenrolar dos eventos nos EUA através das suas smart TVs, smartphones, tablets ou consolas de jogos.
Como parte deste acordo lucrativo, a DAZN pode sublicenciar direitos a estações terrestres e por satélite. Por conseguinte, algumas audiências internacionais poderão sintonizar outros canais de televisão para ver as partidas.
Equipa esperada: Lista de convocados do Inter Miami
O Mundial de Clubes acontece bem no meio da temporada da MLS, o que significa que Messi e companhia devem estar a todo vapor quando algumas das melhores equipas do mundo chegarem aos EUA. Podemos esperar que o Inter Miami coloque em campo muitos dos seus melhores jogadores, mostrando alguns dos melhores talentos da MLS, mas também alguns dos jogadores mais famosos da história do futebol.
Benjamin Cremaschi está a atrair a atenção de vários clubes da Europa e o médio de 20 anos pode ser transferido mais cedo ou mais tarde. Federico Redondo é outro jovem jogador de quem se espera muito, e jogar sob a tutela de Sergio Busquets só pode ajudar o argentino de 22 anos. Ambos podem ter um papel a desempenhar no torneio e mostrar a sua classe para um público mais amplo.
Quando o Inter Miami entrar em campo, todas as atenções estarão voltadas para o quarteto ex-Barcelona, que está a provar que ainda tem talento na MLS. Além de Lionel Messi e Sergio Busquets, Luis Suárez e Jordi Alba também estarão presentes no torneio, para a alegria dos adeptos. Espera-se que todos estejam em forma e prontos em junho.
Guarda-redes: Drake Callender, Rocco Rios Novo, Oscar Ustari
Defesas: Tomas Aviles. David Martinez, Maximiliano Falcon, Ian Fray, Ryan Sailor, Tyler Hall, Jordi Alba, Noah Allen, Gonzalo Lujan, Marcelo Weigandt, Israel Boatwright
Médios: Federico Redondo, David Ruiz, Sergio Busquets, Yannick Bright, Benjamin Cremaschi, Telasco Segovia, Santiago Morales, Julian Gressel, Baltasar Rodriguez
Avançados: Robert Taylor, Fafa Picault, Leo Afonso, Lionel Messi, Tadeo Allende, Luis Suárez
Jogadores a ter em conta
O oito vezes vencedor do Balon d'Or não é apenas o maior nome da equipa do Inter Miami, mas provavelmente de todo o Mundial de Clubes. O poder do argentino não é o que costumava ser, mas o que vemos dele agora é um tipo de jogo adaptado e explosivo que os adversários podem subestimar por sua conta e risco. No fim das contas, Messi continua a ser Messi.
Outro dos astros de Miami de outrora que ainda deve ser temido. Luis Suárez tem 38 anos, mas ainda sabe onde fica a baliza. O uruguaio marcou 25 golos em 37 jogos na sua primeira temporada nos EUA e tem quatro golos em oito jogos esta época.
Um jogador que aparentemente é amado por Messi, Benjamin Cremaschi é um dos destaques do Mundial de Clubes de 2025. O Tottenham Hotspur é considerado um grande admirador do jovem argentino, que pode atuar em qualquer posição no meio-campo. Ele é tecnicamente dotado e está a ganhar mais minutos para mostrar o que vale.
Probabilidades de vitória: Quais são as chances de vitória do Inter Miami este ano?
O Inter Miami não é um dos principais candidatos a vencer o Mundial de Clubes. O clube espera passar da fase de grupos, mas, realisticamente, como segundo classificado e não como vencedor. A partir daí, um jogo contra qualquer um dos pesos-pesados europeus do Grupo B parece ser um passo longe demais. No entanto, nunca se deve dizer nunca quando Lionel Messi está em campo.
As casas de apostas colocam o Inter Miami como 16.º favoritos à vitória. No topo da lista, temos o Manchester City. Segue-se o Real Madrid, o Bayern de Munique e o Chelsea.
Como é que o Miami se apurou?
O Inter Miami qualificou-se para o Campeonato do Mundo de Clubes de 2025 ao vencer o 2024 MLS Supporters' Shield - o troféu atribuído à equipa com o melhor registo geral durante a época regular da MLS - ocupando o lugar que estava reservado a um clube do país anfitrião. O Inter Miami é um dos dois clubes da Major League Soccer a participar no torneio deste ano.
Equipamento do Inter Miami para o Mundial de Clubes
O Inter Miami ainda não revelou um equipamento específico para o Campeonato do Mundo de Clubes de 2025. Resta saber se o fará, uma vez que acabou de lançar o seu equipamento para a época de 2025.
História, destaques e estatísticas
O Inter Miami nunca participou num Mundial de Clubes antes, e isso não é surpresa, considerando que o clube foi fundado apenas em 2018 e teve a sua temporada de estreia em 2020. Desde então, a equipa ganhou o Supporters' Shield e a Eastern Conference em 2024, além da Taça da Liga em 2023. Os Herons esperam certamente que a sua época de estreia no Campeonato do Mundo de Clubes seja a primeira de muitas. A única outra equipa da MLS a qualificar-se para o Mundial de Clubes foi o Seattle Saunders, em 2022, depois de vencer a Liga dos Campeões da CONCACAF de 2022.