Ukaleq Slettemark está indignada.
"Falamos muito sobre isto e estou completamente furiosa. Donald Trump é um enorme idiota", afirmou a biatleta ao canal dinamarquês DR Sporten.
Slettemark preocupa-se com a sua terra natal, Gronelândia, e teme os próximos passos do presidente dos EUA no conflito contínuo sobre uma possível anexação da ilha. Nos Jogos Olímpicos de Inverno em Antholz, Ukaleq (24) e o seu irmão Sondre (21) preparam-se para as suas primeiras participações desportivas, nas quais pretendem deixar uma marca – também em direção aos Estados Unidos.
"Orgulho" pela participação olímpica da Dinamarca
Como a Gronelândia não possui um Comité Olímpico Nacional próprio, os Slettemarks competem no Tirol do Sul pela Dinamarca. O país ao qual Trump ameaçou repetidamente retirar a terra natal de Ukaleq e Sondre. Por isso mesmo, é "algo muito especial representar o reino este ano e mostrar que juntos somos fortes", disse Ukaleq.
Também o seu irmão mais novo, Sondre, que vai competir na terça-feira na prova individual de 20 quilómetros, está "orgulhoso por poder representar uma comunidade que defende os mesmos valores que eu".
"Orgulhoso por poder estar com Dinamarca no maior palco do mundo, mesmo sendo gronelandês e não dinamarquês", acrescentou.
Na família Slettemark, o biatlo é uma tradição. O pai, Öystein, participou nos Jogos Olímpicos de Vancouver em 2010, enquanto a mãe, Uiloq, falhou Salt Lake City apenas devido à gravidez de Ukaleq. Agora, Ukaleq prepara-se para a sua segunda presença após Pequim, e Sondre estreia-se.
"Temos de enviar um sinal claro aos EUA"
No entanto, nestes dias, é tudo menos fácil focar-se apenas nos temas desportivos.
"Somos atletas, por isso temos de, de certa forma, ignorar tudo isto e concentrar-nos nas próximas competições", afirmou Sondre à CNN.
"A mensagem mais forte que podemos enviar é competir por Dinamarca", disse Ukaleq. Para ela, "é importante termos Dinamarca como porto seguro e conseguirmos trabalhar bem em conjunto. Temos de enviar um sinal claro aos EUA de que não temos qualquer vontade de ser parte dos EUA."
