Mais

Já em "campanha", o que Ronaldo precisa fazer para ser presidente da CBF?

Ronaldo durante jogo de despedida de Adriano, no Maracanã
Ronaldo durante jogo de despedida de Adriano, no MaracanãDANIEL RAMALHO/AFP
O ex-jogador Ronaldo Fenómeno, pré-candidato à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em disputa que decorre no próximo ano, participou no programa "Mais Você", da TV Globo, e destacou a mobilização que o seu anúncio provocou no futebol brasileiro, sendo procurado por diversos dirigentes, inclusive presidentes de federações estaduais.

De acordo com Ronaldo, o objetivo da sua candidatura é resgatar a identidade do futebol brasileiro, além da imagem da CBF, que se tornou uma entidade "odiada". 

"Esse anúncio foi muito bom, eu estou ainda processando as respostas das pessoas, eu tive chamadas de presidentes de clubes, presidentes de federações, ex-jogadores, toda a gente pedindo ajuda para resgatar-mos", disse Ronaldo à apresentadora Ana Maria Braga. 

"A Seleção Brasileira joga e o nosso povo já é indiferente. Vai lá, assiste, mas não tem aquele envolvimento. Na minha época, a Seleção ia jogar, o Brasil parava. O Brasil já tem muitos problemas no seu dia a dia, e o futebol acabava que era uma coisa boa, unia todo mundo, e perdemos isso", prosseguiu Ronaldo.

"Há muitos problemas na indústria do futebol, e acho que estou capacitado para unir a população novamente, trazer a força e o respeito que a Seleção precisa", completou o ex-jogador. 

O que Ronaldo precisa para ser candidato à presidente da CBF?

Ednaldo Rodrigues, atual presidente da CBF, tem mandato até março de 2026. Todavia, possui uma janela de um ano, contada a partir de março de 2025, para convocar novas eleições na entidade. A ideia inicial do dirigente é concorrer ao cargo novamente, mas o processo anterior que levou à vitória de Ednaldo ainda será discutido no Supremo Tribunal Federal, o que pode impactar, inclusive, a candidatura de Ronaldo dentro dos moldes atuais. 

Para ter a sua candidatura aprovada e concorrer no próximo ano, Ronaldo necessita do apoio de pelo menos quatro federações, e de quatro clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. 

Ronaldo também não pode ter vínculo com nenhum clube, tanto no país como internacionalmente. No Brasil, já se desfez das ações do Cruzeiro, vendendo a SAD do clube mineiro ao empresário Pedro Lourenço. Agora prepara-se para vender as ações que possui no clube espanhol Valladolid, que disputa a LaLiga. 

O que Ronaldo precisa para ser eleito presidente da CBF? 

Modificações aconteceram no estatuto da CBF que incluíram o voto dos 40 clubes das Séries A e B do Brasileirão no processo eleitoral. Às escolhas das equipas juntam-se os votos das 27 federações filiadas. 

A CBF decidiu estabelecer um sistema de pontuação para determinar o peso de cada voto. Os votos das federações têm peso 3 (somando 81 pontos), dos clubes da Série A peso 2 (somando 40), e dos clubes da Série B, peso 1 (somando 20).

Dentro desta lógica, o mais importante para Ronaldo seria garantir o voto dos presidentes das federações. Se 24 federações votarem num candidato, ele será eleito independentemente dos votos dos clubes das Séries A e B.