Quando Jaden Agassi viu a luz do dia em outubro de 2001, o caminho já estava traçado. Steffi Graf e Andre Agassi - quem tem pais assim, pertence ao campo de ténis. No entanto, o rapaz tinha os seus próprios planos e, aos 23 anos, está agora a fazer a sua estreia na equipa nacional de basebol da Alemanha.
"Agassi é um apelido muito popular no ténis", disse recentemente à WKBN News.
"O objetivo é torná-lo um apelido de basebol", assumiu.
E pelo menos na Alemanha, ele pode conseguir isso em breve, já que o arremessador está pronto para ajudar a alcançar grandes coisas. O objetivo é participar pela primeira vez no World Baseball Classic, o campeonato mundial oficial desde 2011.
As eliminatórias terão lugar em Tucson, no Arizona, no início de março, contra a China, o Brasil e a Colômbia, para a obtenção de dois bilhetes para o Campeonato do Mundo.
É o próximo passo lógico para Jaden Agassi. Nunca seguiu uma carreira no ténis, "o basebol foi sempre o meu desporto". "Sempre adorou" estar no campo de lançamento, disse ao Tribune Chronicle: "Sempre fui um lançador".
Um surto de crescimento no liceu ajudou muito, disse.
"Comecei a lançar com mais força. Foi aí que os treinadores repararam em mim e senti que tinha futuro no desporto", contou.
Agassi, nascido em Las Vegas, formou-se na Universidade do Sul da Califórnia. Atualmente, joga pelos Mahoning Valley Scrappers na MLB Draft League.
O seu objetivo é chegar ao grande palco da Liga Principal de Basebol, mas não lhe faltam modelos a seguir.
"Eles já viram de tudo", diz Agassi sobre os seus pais, que ganharam um total de 30 títulos do Grand Slam: "Obviamente num desporto diferente, mas já viram de tudo e são uma grande ajuda."
É possível que em breve vejam o filho a jogar a nível de Campeonato do Mundo no seu próprio desporto. O World Baseball Classic, em março de 2026, será disputado em Miami e Houston, com parte da fase de grupos a decorrer também em Porto Rico e no Japão, no país dos atuais campeões.
A Alemanha considera que tem hipóteses de participar e quer ultrapassar um pequeno trauma: em 2022, a equipa não se qualificou para o torneio em Regensburg, perante os seus próprios adeptos.