Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Jakub Kwiatkowski afastado da seleção nacional polaca

Jakub Kwiatkowski afastado da equipa nacional polaca
Jakub Kwiatkowski afastado da equipa nacional polacaProfimedia
O porta-voz de longa data da federação polaca, e team manager da seleção principal, foi afastado do seu cargo. A decisão ainda não foi confirmada oficialmente, mas já provocou uma enorme polémica.

Segundo Tomasz Włodarczyk, do site Meczyki, a decisão de destituir Jakub Kwiatkowski do cargo da Polónia já foi tomada, apenas ainda não foi anunciada publicamente. O afastamento de Kwiatkowski das suas atuais funções significa, na prática, que muito provavelmente deixará as estruturas da federação da Polónia.

Ainda não há informações de que a associação tenha um sucessor para o seu lugar.

De acordo com Maciej Wąsowski, do Weszło, Jakub Kwiatkowski foi informado pela primeira vez por Michał Probierz sobre o fim da ligação, tendo esta posição sido posteriormente confirmada na presença de Cezary Kulesza e Łukasz Wachowski.

A experiência de Kwiatkowski a trabalhar com a seleção nacional polaca ultrapassa uma década, tendo começado em dezembro de 2012. Primeiro como assessor de imprensa, foi-lhe depois atribuído de team manager. Trabalhou com dezenas de jogadores e vários selecionadores, incluindo no Euro-2016 e 2020, ou nos Mundiais de 2018 e 2022.

Críticas unânimes dos jornalistas

A informação causou enorme surpresa, uma vez que Kwiatkowski está no seu cargo há mais tempo do que os selecionadores ou presidentes da Federação Polaca de Futebol. É conhecido pelo seu profissionalismo, tem o apoio da seleção nacional e o respeito dos jornalistas. Estes foram os primeiros a reagir de forma muito crítica à notícia do afastamento de Kwiatkowski.

"Espero que alguém se irrite e que a notícia (...) não se confirme. A PZPN perderia um dos seus últimos profissionais", declarou Michal Pol, do canal desportivo.

O autor dos primeiros relatórios, Tomasz Włodarczyk, tem uma opinião semelhante.

"Uma decisão chocante. É evidente que o amadorismo e a podridão no PZPN estão a progredir", escreveu no X.