Mais

Jogador do Mês Flashscore: Désiré Doué continua a brilhar num PSG em forma

Désiré Doué brilhou na última jornada
Désiré Doué brilhou na última jornadaAlex MARTIN / AFP
Numa nova rubrica mensal, o Flashscore recorre a estatísticas detalhadas e ao nosso sistema de classificação de jogadores para analisar quem teve o melhor desempenho nas principais ligas do mundo. Depois de Ousmane Dembelé, em janeiro, é mais um jogador do Paris Saint-Germain que leva a distinção em março, neste caso Désiré Doué, de 19 anos.

Em destaque

Com uma média de 8,5 nas classificações do Flashscore nas quatro partidas que disputou durante o mês, Désire Doué é o grande vencedor. Em apenas três anos e meio, o jovem passou do Rennes para a seleção francesa e está prestes a tornarse num nome conhecido em toda a Europa.

O destemor que caracterizou o seu estilo no Rennes e a versatilidade que o levou a ocupar todas as posições do ataque e do meio-campo durante a curta carreira, vão certamente o ajudá-lo a tornar-se um nome conhecido em toda a Europa sob a tutela de Luis Enrique.

Equipa da Semana do Flashscore
Equipa da Semana do FlashscoreFlashscore

Doué gosta de se envolver em todas as oportunidades e, por isso, não é de surpreender que, ao longo da sua carreira, tenha sempre assumido a responsabilidade pelo ataque. As centenas de passes que faz em cada época comprovam o encaixe numa equipa do PSG que não só marca golos, como também gosta de brincar no parque.

Estreia de sucesso no PSG

Doué assinou pelo PSG em 17 de agosto de 2024, por um valor estimado em cerca de 50 milhões de euros, uma soma significante para um jogador que ainda está a 10 meses do 20.º aniversário. O evidente salto de qualidade, com o maior respeito pelo Rennes, poderia ter sido um choque cultural, mas o jovem de 19 anos adaptou-se ao novo ambiente como um pato à água.

Tanto que Luis Enrique tem cada vez mais dificuldade em deixá-lo de fora do onze do PSG. Até à data, disputou 40 jogos em 2024/25 (sendo titular em 15), ou seja, apenas menos três jogos do que fez pelo Rennes na temporada passada.

Luis Enrique sobre Désiré Doué
Luis Enrique sobre Désiré DouéAlex Martin/Opta by Stats Perform

Os nove golos e 11 assistências nestes 40 jogos são o seu melhor registo e, para dar mais contexto a estes números, foram precisos 76 jogos no Rennes para obter oito golos e seis assistências. Mas não são apenas esses números que o destacam como um talento especial.

Criou ainda 42 oportunidades de golo, número que só é superado por Achraf Hakimi, Ousmane Dembéle e Lee Kang-In. Além disso, a sua precisão de passe continua a melhorar, com 80% de acerto, suficientemente aceitável para os primeiros meses no Parc des Princes.

O mundo é a ostra de Doue

O fato de ter um talento tão grande à sua disposição é um presente dos céus para Luis Enrique e, como se viu em Anfield durante a segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões contra o Liverpool, Doué pode e vai estar à altura da ocasião.

Doué bisou contra o St. Etienne na última jornada , o que lhe rendeu a melhor nota na Equipa da Semana do Flashscore. Um golo em particular atraiu comparações com Neymar nas redes sociais oficiais do PSG. Se Luis Enrique continuar a permitir que Doué jogue com tanta liberdade e talento, embora dentro dos limites da equipa, então o mundo é realmente a sua ostra.

O PSG já não conta com Messi, Ibrahimovich, Mbappé, Neymar e outros, pelo que o momento é perfeito para Doué sair da sombra dos seus companheiros.

Vista do terreno

Pedimos ao editor sénior do Flashscore França, Pablo Gallego, que nos desse a sua opinião sobre o aparecimento de Doué esta época, e é seguro dizer que já é um grande fã.

"A primeira coisa que é preciso saber é que Doue é um talento extraordinário. À medida que os jogos vão passando, notam-se qualidades que muito poucos jogadores de futebol têm, que se aproximam das de um jogador do tipo Neymar (que é, aliás, o jogador preferido de Doue e aquele que mais o inspirou). É como o brasileiro, sempre à procura do drible que fará a diferença em pequenos espaços, e com a bola nos pés é um jogador muito técnico que perde muito poucas vezes a bola", começou por dizer.

"Mais uma vez, gostaria de sublinhar as suas qualidades extraordinárias, que podem ser comparadas a um dom. Não é tão robótico como Mbappé, por exemplo. Doué é um futebolista puro e os seus movimentos refinados são algo que poucos jogadores conseguem reproduzir. Se a isso juntarmos o físico de um jovem de 24-25 anos (apesar de ter 19), um bom remate, uma boa visão, inteligência de jogo e bom posicionamento, não admira que Luis Enrique tenha um diamante bruto nas mãos", prosseguiu.

"É um extremo, mas Luis Enrique sabe que pode utilizá-lo de várias formas porque tem qualidades para isso. O espanhol gosta de poder mudar as coisas e não tem uma forma rígida de jogar. Doué pode, por isso, jogar muito bem na sua posição preferida de extremo-esquerdo, mas também na direita, como falso nove ou mesmo num meio-campo a três, como número 8. É um jogador brilhante que desenvolveu muitas facetas diferentes com Luis Enrique e, para mim, tem um potencial muito elevado. Está próximo de Mbappé ou mesmo do equivalente, mas com um estilo de futebol muito mais puro e mágico", finalizou.

Jason Pettigrove
Jason PettigroveFlashscore