Jogos Olímpicos de Inverno: Ataque implacável dos Estados Unidos quebda defesa da Dinamarca (6-3)

Tage Thompson, dos Estados Unidos, luta intensamente com Malte Setkov, da Dinamarca, na Milano Santa Giulia Ice Hockey Arena
Tage Thompson, dos Estados Unidos, luta intensamente com Malte Setkov, da Dinamarca, na Milano Santa Giulia Ice Hockey ArenaProfimedia

Apesar de um início promissor, em que a Dinamarca liderava por 1-2 após o primeiro período, a equipa de Mikael Gath não conseguiu evitar que os Estados Unidos garantissem a sua segunda vitória consecutiva no torneio, ao vencerem por 6-3 na Milano Santa Giulia Ice Hockey Arena, na noite de sábado.

Recorde as incidências da partida

A Dinamarca entrou bem na partida, com Nick Olesen a aproveitar um disco solto em frente à baliza de Jake Oettinger, logo aos 1:40 do primeiro período, dando aos dinamarqueses um início surpreendente.

No entanto, os norte-americanos não demoraram a responder, com Matt Boldy a restabelecer a igualdade ao contornar a baliza e colocar o disco no fundo das redes apenas dois minutos depois.

Os dinamarqueses voltaram a adiantar-se no marcador aos 11:16, quando um erro grave do guarda-redes Jeremy Swayman permitiu a Nicholas B. Jensen marcar a partir da linha vermelha, levando a Dinamarca a vencer o primeiro período por 2-1.

Já com pouco mais de nove minutos decorridos no segundo período, a equipa dos Estados Unidos voltou a empatar, com Brady Tkachuk a disparar o disco para o fundo da baliza após Jack Eichel vencer um face-off.

O golo abalou visivelmente a equipa dinamarquesa, que lutava com bravura, e apenas um minuto depois, Eichel colocou os norte-americanos em vantagem pela primeira vez no encontro, com um remate de pulso bem colocado.

As coisas pioraram ainda mais para a Dinamarca aos 17:23, quando Noah Hanifin apontou o seu primeiro golo olímpico, reagindo rapidamente a uma recarga.

Mas, a apenas dois segundos do final do segundo período, um potente remate de Phillip Bruggiser, defesa da Dinamarca, passou por cima do ombro direito de Swayman e deu nova esperança aos dinamarqueses.

Os Estados Unidos mantiveram o domínio no terceiro período perante uma Dinamarca cada vez mais desgastada, e esse domínio foi recompensado quando Jake Guentzel marcou o seu primeiro golo nos Jogos Olímpicos de Milão-Cortina, fixando o resultado em 5-3, pouco depois dos sete minutos do período.

Jack Hughes fechou mais uma exibição convincente da equipa dos Estados Unidos, ao contornar o guarda-redes suplente da Dinamarca, Frederik Dichow, e desviar o disco para o fundo da baliza, aproveitando o patim de Dichow.