Jogos Olímpicos de Inverno: Canadá, EUA e Finlândia garantem presença nas meias-finais no hóquei

Canadá venceu no prolongamento frente a uma República Checa muito forte
Canadá venceu no prolongamento frente a uma República Checa muito forteALEXANDER NEMENOV / AFP

O favorito ao ouro, Canadá, evitou por pouco uma eliminação precoce nos Jogos Olímpicos de Inverno e alcançou as meias-finais de forma dramática. A equipa de estrelas liderada por Connor McDavid e Sidney Crosby esteve a perder frente à República Checa nos quartos de final, até poucos minutos do fim, conseguiu empatar e acabou por vencer por 4-3 (1-2, 1-0, 1-1, 1-0) no prolongamento.

Recorde o Canadá - República Checa

Mitch Marner marcou o golo de ouro a 1:22 minutos do prolongamento, após um lance individual finalizado de costas. Antes disso, Nick Suzuki (57') anulou a vantagem dos checos, que lutaram de forma incansável, conseguida por Ondrej Palat (53') no último período.

O guarda-redes do Canadá, Jordan Binnington, manteve o recordista de títulos olímpicos em jogo com uma defesa decisiva a cerca de um minuto do fim do terceiro período. No entanto, o favorito perdeu provavelmente a sua estrela Crosby, que lesionou-se no segundo período e não voltou a campo.

O sonho de uma final frente aos EUA continua possível. Os norte-americanos também tiveram de ir ao prolongamento, onde o defesa estrela Quinn Hughes (64') garantiu o triunfo por 2-1 (0-0, 1-0, 0-1, 1-0) frente à Suécia. O campeão mundial vai defrontar nas meias-finais a Eslováquia, que eliminou a Alemanha com um 6-2. O Canadá também vai enfrentar na sexta-feira o campeão olímpico de Pequim, Finlândia.

Recorde o Estados Unidos - Suécia

Para a Suíça, o percurso olímpico chegou ao fim. A vice-campeã mundial perdeu o fôlego frente à Finlândia na fase final, desperdiçando uma vantagem de 2-0 no 2-3 (2-0, 0-0, 0-2, 0-1) após prolongamento. No tempo extra, Artturi Lehkonen (64') confirmou a passagem do campeão olímpico de Pequim, enquanto a Suíça ficou mergulhada em lágrimas.

Recorde o Finlândia - Suíça

McDavid com pontaria histórica

Canadá começou da melhor forma, mas os checos responderam ao golo madrugador do prodígio Macklin Celebrini (4'). Lukas Sedlak (9') e David Pastrnak (15') viraram o resultado ainda no primeiro período para os checos, que na estreia da fase de grupos tinham sofrido um 0-5 frente ao Canadá. Em superioridade numérica, Nathan MacKinnon (33') fez o empate, antes de Palat colocar a pátria do hóquei no gelo à beira da derrota, sob o olhar de Wayne Gretzky.

Em Pequim, há quatro anos, o Canadá foi eliminado nos quartos de final frente à Suécia. Antes disso, os canadianos tinham sido afastados pela Alemanha nas meias-finais em Pyeongchang-2018. A sua nona e última medalha de ouro foi conquistada em 2014, em Sochi.

Com aquela que muitos especialistas consideram a melhor seleção do torneio, o Canadá é, juntamente com os EUA, o grande favorito ao ouro em Milão. Nas meias-finais de sexta-feira, os canadianos vão defrontar a Suíça ou o campeão olímpico de Pequim, Finlândia.

McDavid igualou o recorde de pontos de um jogador num torneio olímpico, ao assistir nos dois primeiros golos. Considerado por muitos o melhor jogador do mundo, soma agora onze pontos, igualando os finlandeses Teemu Selänne e Saku Koivu, que alcançaram esse feito em 2006, em Turim.