Jogos Olímpicos de inverno: Governo italiano denuncia sabotagem da rede ferroviária

O governo italiano denuncia sabotagem
O governo italiano denuncia sabotagemREUTERS/Claudia Greco

O ministro dos Transportes italiano, Matteo Salvini, denunciou este sábado “graves atos de sabotagem” que afetaram a rede ferroviária do país e sugeriu que poderão estar ligados à inauguração dos Jogos Olímpicos de Inverno.

A polícia continua a investigar três incidentes que causaram danos nas linhas em redor de Bolonha e não exclui uma possível ligação aos Jogos de Milão-Cortina, inaugurados na sexta-feira à noite.

Um porta-voz policial confirmou à AFP que um incêndio ocorrido junto a uma agulha na linha Bolonha-Veneza terá tido origem criminosa, mas precisou que ninguém reivindicou ainda a responsabilidade por este ato.

Preocupam os graves incidentes de sabotagem registados esta manhã perto das estações de Bolonha e Pesaro, que provocaram grandes perturbações para milhares de viajantes”, denunciou Salvini em comunicado.

Este episódio fez recordar a sabotagem ferroviária que paralisou a rede de comboios de alta velocidade francesa poucas horas antes da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos em julho de 2024.

Existem semelhanças na ação e no momento” com o incidente em França, admitiu à AFP um porta-voz de Salvini, líder do partido de extrema-direita Liga e membro do governo de coligação da primeira-ministra, Giorgia Meloni.

A cerimónia de abertura dos Jogos de 2026 de Milão-Cortina realizou-se na sexta-feira à noite em Milão, no norte do país.

No passado, o governo italiano já denunciou atos de sabotagem ou incêndios provocados para justificar atrasos nos caminhos-de-ferro, embora nem sempre com provas que sustentassem essas acusações.