Jogos Olímpicos de Inverno: Lindsey Vonn confirma participação apesar da lesão

Lindsey Vonn perante a imprensa esta terça-feira.
Lindsey Vonn perante a imprensa esta terça-feira.EZRA SHAW/GETTY IMAGES VIA AFP

A norte-americana Lindsey Vonn, que regressou ao topo este inverno aos 41 anos no circuito mundial de esqui alpino, confirmou esta terça-feira que vai marcar presença nos JO 2026 de Milão Cortina, apesar de ter sofrido uma rotura total do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo.

"Tenho confiança de que vou conseguir competir no domingo (dia da descida olímpica)", explicou Vonn, uma das estrelas aguardadas destes Jogos, durante uma conferência de imprensa em Cortina d'Ampezzo.

Vonn lesionou-se na sexta-feira ao cair de forma aparatosa na descida de Crans-Montana (Suíça), a última descida da Taça do Mundo antes dos JO.

Desequilibrada na receção de um salto, a norte-americana caiu e deslizou várias dezenas de metros até ser travada pelas redes de segurança. Após uma longa pausa, conseguiu chegar à zona de chegada nos seus esquis, antes de anunciar que estava lesionada no joelho esquerdo, sem dar mais detalhes.

"Na minha queda em Crans-Montana, rompi completamente o meu ligamento cruzado anterior, danifiquei o menisco, não sabemos se foi devido à própria queda", detalhou.

"Fizemos muitos tratamentos, consultámos médicos, fui ao ginásio e hoje esquiei, o meu joelho está a aguentar, sinto-me forte", acrescentou a campeã olímpica de descida em 2010, que referiu que vai usar uma proteção.

"Não estou na situação que gostaria, mas vou estar na partida (...) É difícil para mim perder a confiança, não é a primeira vez que passo por isto", insistiu Vonn, que já tinha sofrido uma lesão semelhante antes dos Olímpicos de 2014, nos quais não conseguiu participar.

Vonn indicou que ainda não sabe se vai competir no combinado por equipas a 8 de fevereiro e no super-G a 12 de fevereiro: "A minha intenção é disputar todas essas provas, mas saberemos mais depois da descida".

Vonn regressou à competição especialmente para os Jogos Olímpicos de 2026, que decorrem na "Olimpia delle Tofane", uma das suas pistas favoritas, onde venceu por 12 vezes ao longo da carreira, num total de 84 triunfos na Taça do Mundo.

A norte-americana, campeã olímpica de descida em 2010 e quatro vezes vencedora do globo de N.º1 mundial, tinha terminado a carreira em 2019, devido sobretudo às dores insuportáveis no joelho direito, várias vezes lesionado. Mas, após a colocação de uma prótese de titânio, a esquiadora de Vail surpreendeu ao regressar à competição no último inverno.

Esta época, Vonn disputou nove provas, venceu duas e só não subiu ao pódio no super-G de St Moritz (4.ª) e em Crans-Montana.