Jogos Olímpicos de Inverno: Previsto um metro de neve para a abertura em Milão-Cortina

A neve nas montanhas de Cortina
A neve nas montanhas de CortinaKOJI ITO / YOMIURI / THE YOMIURI SHIMBUN VIA AFP

As previsões apontam para nevões a partir desta quarta-feira e nos próximos dias. Uma situação que deverá proporcionar um cenário impressionante para o início do evento dos cinco anéis. Em San Siro, por sua vez, está prevista chuva para sexta-feira.

Já começou a contagem decrescente para a abertura dos Jogos de Inverno de Milão Cortina, que terá lugar na sexta-feira com uma grande cerimónia no estádio de San Siro. Em Milão, os atletas já chegaram à Aldeia Olímpica, são esperados os chefes de Estado e de governo dos países participantes, a Chama Olímpica estará na cidade a partir de quinta-feira, não falta ninguém, mas a convidada mais desejada é sem dúvida a neve, que já chegou e, segundo as previsões, continuará a cair nos próximos dias, cobrindo de branco as montanhas onde se vão disputar as provas.

Nas localidades olímpicas dos Alpes poderá cair até um metro de neve nos próximos dias. Tudo graças à perturbação atlântica que está a afetar grande parte de Itália e que também está a atingir o arco alpino centro-oriental e as localidades dos Jogos, onde já hoje está a cair neve fresca que, segundo os meteorologistas, até ao final do dia poderá atingir os 15,20 centímetros e, acima dos 2.000 metros de altitude, os 20,30 centímetros.

Somando a neve já caída e a prevista até ao fim de semana, em muitas zonas alpinas, incluindo a sede olímpica de Cortina d'Ampezzo, os valores totais de neve fresca poderão aproximar-se de um metro de espessura, indica o site ilmeteo.it. Uma excelente notícia para os organizadores dos Jogos e para os atletas, que poderão competir nas melhores condições e serão recebidos por uma paisagem coberta de branco, podendo assim desfrutar do encanto dos Alpes italianos.

De acordo com as previsões da Arpa Lombardia, publicadas no site da Agência Regional, "a zona da Alta Valtellina será afetada por uma primeira perturbação durante o dia de hoje, quarta-feira, 4 de fevereiro, com nevões fracos ao longo de todo o dia. Espera-se uma melhoria temporária e predomínio de sol amanhã, quinta-feira, dia 5. Nova perturbação na sexta-feira, dia 6, com prováveis nevões fracos".

Chuva em San Siro

As quedas de neve das últimas horas e dos próximos dias vão ajudar a dissipar a ansiedade e preocupação que se instalaram entre os profissionais do sector no final do ano, quando a neve continuava ausente das montanhas e a única visível nas pistas de esqui de muitas estâncias turísticas, de Bormio a Livigno e até Cortina, era a artificial, produzida incessantemente pelos canhões. "E se não nevar?", era a pergunta que muitos colocavam.

No entanto, a poucos dias do arranque, chegaram as boas notícias, com a neve a cobrir as montanhas. A abundância de precipitação obriga, contudo, a uma cautela acrescida, alertam os meteorologistas, pois uma grande quantidade de neve fresca sobre uma base ainda não consolidada pode provocar um aumento significativo do risco de avalanches, especialmente acima dos 1700-1800 metros de altitude. Segundo as previsões, a neve continuará a cair na montanha também na sexta-feira, dia da cerimónia de abertura, mas não em San Siro, onde para já se prevê chuva.

Chove, de facto, em Milão, com o limite da queda de neve geralmente situado entre os 1.000 e os 1.500 metros. A tendência aponta para uma melhoria no sábado, sendo que nos dias seguintes poderão ocorrer novas precipitações.