Mais

Jogos Olímpicos de Inverno vão abrir em San Siro com homenagem a Giorgio Armani

Os anéis olímpicos em Milano Cortina
Os anéis olímpicos em Milano CortinaReuters / Claudia Greco

A cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026 será realizada no emblemático estádio San Siro, em Milão, e contará com outros locais no norte de Itália, procurando destacar a “harmonia” – um conceito de origem grega que evoca unidade na diversidade.

Milão vai coorganizar os Jogos com a cidade alpina de Cortina d'Ampezzo no próximo ano. A cerimónia de abertura terá lugar na sexta-feira, dia 6 de fevereiro, no San Siro, que será o centro das atenções na noite inaugural.

Além de Milão e Cortina, os atletas também desfilarão nos locais dos Jogos em Predazzo e Livigno, sendo possível que delegações do mesmo país estejam divididas por diferentes espaços, segundo os organizadores.

“Pela primeira vez, a cerimónia de abertura será realizada em vários locais,” afirmou Andrea Varnier, CEO do comité organizador local.

Cenário preparado em San Siro

A cerimónia terá como título 'Armonia' – harmonia em inglês. No centro do evento estará um palco LED em forma de espiral, instalado no coração do San Siro, transformando o relvado num espaço dinâmico. Quatro rampas vão irradiar a partir da estrutura central, num desenho pensado para transmitir ligação e fluidez.

“A palavra harmonia significa manter tudo unido, e encaixa perfeitamente nestes Jogos, que juntam uma cidade e as montanhas,” explicou o diretor criativo Marco Balich.

Em ruptura com a tradição, haverá dois caldeirões olímpicos. Um será aceso no monumento Arco della Pace, em Milão, e o outro permanecerá aceso na Piazza Dibona, no coração de Cortina.

Homenagem a Armani

A cerimónia vai revisitar a história e o espírito de Itália, celebrando figuras como Leonardo da Vinci. Inclui uma homenagem a Giorgio Armani, o estilista que fez de Milão a sua casa e que faleceu no mês passado, revelou Giovanni Malago, presidente do comité organizador Milano-Cortina.

Malago referiu que se espera que o evento seja acompanhado por entre 2 mil milhões e 2,5 mil milhões de pessoas.

A cerimónia de abertura deverá ser um dos últimos grandes acontecimentos no San Siro, já que o estádio centenário enfrenta demolição nos próximos anos, estando prevista uma nova arena nas proximidades, a ser construída pelos clubes de futebol AC Milan e Inter.

“Acredito que poderá ser uma grande homenagem ao San Siro,” afirmou o presidente da Câmara de Milão, Giuseppe Sala.

A cerimónia de encerramento será na cidade de Verona, a 22 de fevereiro. Os Jogos Paralímpicos decorrem de 6 a 15 de março.