Um dia depois do encontro, no Centro de Alto Rendimento do Jamor, em Oeiras, o antigo secretário de Estado da Juventude e do Desporto disse terem sido abordados o percurso e o desenvolvimento da carreira dos atletas e dos treinadores, mas também a sua conciliação com os percursos académico e laboral.
Perante duas dezenas de atletas e treinadores, entre os quais o campeão olímpico do triplo salto em Pequim-2008, Nelson Évora, Laurentino Dias debateu ainda o papel dos clubes e o projeto olímpico.
Na reunião, estiveram representados o atletismo (Nelson Évora, Cátia Azevedo, Tsanko Arnaudov, Francisco Belo, Francis Obikwelu e André Pereira), o ciclismo (David Rosa), o triatlo (Maria Tomé, João Nuno Batista e João Silva), a natação (Alexis Santos e Miguel Nascimento), a vela (Eduardo Marques) e o tiro (Sara Antunes).
Os treinadores Carlos Silva (atletismo), Nuno Barreto (vela), Bruno Salvador (triatlo), Luís Nunes (ginástica), Henrique Marcelino (canoagem) e Ricardo Santos (natação) foram outros dos presentes na iniciativa, que juntou agentes desportivos sem direito a voto nas eleições para o COP.
O próximo presidente do COP, liderado por Artur Lopes desde a morte de José Manuel Constantino, em agosto último, vai ser eleito em 19 de março de 2025, pelas 34 federações das modalidades do programa olímpico Los Angeles-2028.
Até ao momento, anunciaram a sua candidatura à presidência do COP Laurentino Dias e Alexandre Mestre, ambos ex-secretários de Estado do Desporto, José Manuel Araújo, atual secretário-geral do organismo olímpico, e Jorge Vieira, antigo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo.