“Eu estive quatro anos a estudar nos Estados Unidos, a estudar business and economics (negócios e economia), e este ano estou a fazer um gap year e estou a pensar tirar um mestrado, no próximo ano. No fundo, este é o meu primeiro ano só a fazer atletismo, acho que se deve um bocado a isso”, afirmou a jovem atleta do Sporting, de 22 anos, em declarações à agência Lusa.
No sábado, a velocista natural de Pombal melhorou para 52,19 segundos, em Glasgow, no EAP Indoor International, o recorde nacional dos 400 metros em pista curta, que já lhe pertencia há uma semana, desde que cumpriu as duas voltas à pista de Sabadell, em Espanha, em 52,42 segundos, melhorando então em um centésimo de segundo a anterior melhor marca nacional (52,43), alcançada por Cátia Azevedo, em 2024.
“Também mudei de grupo de treinos, estou num ambiente mais calmo, mais saudável”, reconheceu a atleta, que tinha como melhor marca pessoal os 53,52 segundos nas duas voltas à pista sob telha, conseguidos no ano passado, em Albuquerque, nos Estados Unidos.
A campeã nacional dos 400 metros ao ar livre em 2025 reconheceu que estas marcas, que a deixaram mais próxima dos 51,75 segundos de qualificação direta para os Mundiais indoor Torun-2026, a disputar entre 20 e 22 de março.
“Inicialmente, o meu objetivo eram os 400 metros barreiras ao ar livre, mas já estou em boa forma na pista coberta e devo ter de adicionar os 400 em pista curta aos meus objetivos, porque já estou a cerca de meio segundo e devo entrar pelo ranking, daí ter este novo objetivo”, explicou Lavreshina, que integrou a estafeta nacional dos 4x400 metros nos Europeus Roma-2024.
O registo alcançado pela licenciada na Cal State Long Beach, na Califórnia, corresponde à 11.ª melhor marca mundial do ano, colocando-a, provisoriamente, nas posições de qualificação para o Mundiais "indoor" Torun-2026, entre 20 e 22 de março.
Lavreshina volta às pistas na sexta-feira, em Madrid, no World Athletics Indoor Tour, antes de disputar o Nacional de clubes, em 14 e 15 de fevereiro, e os Campeonatos de Portugal, em 28 de fevereiro e 01 de março, também em pista curta, em Braga.
