Mais

Locutor despedido após comentário ofensivo sobre jogadora que luta contra problema oncológico

Camilla Herrem em ação
Camilla Herrem em açãoNTB, NTB / Alamy / Profimedia

O locutor de estádio Tom Gulliksen, do Gjerpen Handball, foi despedido depois de ter feito um comentário polémico dirigido à ícone norueguesa do andebol Camilla Herrem, que regressou recentemente à competição após ter sido submetida a tratamentos contra o cancro.

A jogadora, de 39 anos, foi diagnosticada com cancro da mama em junho de 2025 e submetida a quimioterapia. O seu regresso às quadras foi notável: apenas alguns meses após o diagnóstico, voltou a competir no jogo inaugural da época pelo Sola HK.

Ao longo da carreira, Herrem conquistou duas medalhas de ouro olímpicas, três títulos mundiais e cinco medalhas de ouro no Campeonato da Europa, tornando-se uma das maiores referências do andebol feminino europeu.

Na semana passada, Herrem voltou a entrar em campo pelo Sola, que defrontou o Gjerpen fora de casa. Foi durante este encontro que o locutor Tom Gulliksen fez o comentário ofensivo, referindo-se ao facto de a jogadora ter perdido o cabelo devido ao tratamento oncológico.

“O penteado nem precisa de ser seco com o secador”, disse Gulliksen.

A tentativa de piada gerou forte indignação na Noruega, levando tanto o Gjerpen HK como o próprio locutor a pedirem desculpa publicamente.

O treinador do Sola, Steffen Stegavik, explicou à TV2.no que o pedido de desculpas foi aceite: “Foi um comentário muito infeliz. Falámos com o Gjerpen à noite, eles reconheceram a situação e apresentaram um pedido de desculpas. Para nós, o assunto está encerrado. Geriram tudo de forma exemplar.”

Em comunicado, a direção do Gjerpen HK Skien sublinhou que Gulliksen era voluntário no clube e agradeceu o seu contributo.

“Agradecemos a Tom Gulliksen pela colaboração. Contribuiu como voluntário no clube durante um ano e meio e foi um recurso importante para o Gjerpen num período difícil”, afirmou o dirigente Christen Knudsen à NRK.no.