A RBFA, que não respondeu aos pedidos da AFP, demitiu o treinador ítalo-alemão Domenico Tedesco na sexta-feira, após resultados dececionantes nas duas últimas temporadas, incluindo uma eliminação nos oitavos de final do Euro-2024 e um recente mau desempenho na Liga das Nações.
Lopetegui, de 58 anos, é um dos nomes mais referidos para suceder a Tedesco, juntamente com os franceses Thierry Henry, antigo treinador adjunto da Bélgica, e Rudi Garcia, antigo treinador da AS Roma, Lille e Marselha, entre outros.
Entre setembro de 2016 e junho de 2018, o treinador basco dirigiu a seleção espanhola durante 20 jogos sem derrotas. Um registo imaculado (14 vitórias, 6 empates) que levou a Roja às portas do Campeonato do Mundo de 2018, embora Lopetegui não tenha participado.
A poucos dias do início do torneio, o anúncio de que se mudaria para o Real Madrid no final da competição semeou a discórdia no seio do plantel e levou à sua demissão de última hora e à substituição por Fernando Hierro.
Demitido ao fim de 14 jogos pelo Real Madrid, Lopetegui recuperou depois com o Sevilha, com o qual venceu a Liga Europa de 2019-2020.
Nas duas últimas épocas, o treinador basco tentou a sua sorte na Premier League, mas desiludiu ao leme do Wolverhampton e depois do West Ham. Os Hammers, 14.º classificados no campeonato, decidiram prescindir dos seus serviços a 8 de janeiro.