O espanhol Lopez conduziu o Catar ao segundo título consecutivo da Taça Asiática em fevereiro, depois de ter substituído Carlos Queiroz em dezembro passado.
O antigo internacional espanhol Garcia, que também dirigiu o Espanhol da LaLiga, juntou-se ao Qatar como o seu número 2 na mesma altura.
"Todo o apreço e gratidão ao treinador Marquez Lopez pela sua dedicação e pelos êxitos alcançados durante o período em que dirigiu a nossa seleção nacional. Desejamos-lhe as maiores felicidades no seu futuro", publicou a federação do Catar no X.
Garcia assumirá o comando da equipa na Taça do Golfo Árabe no final deste mês.
Lopez, que assinou uma extensão de contrato até 2026 após a sua vitória na Taça Asiática, sai depois de o Catar ter sofrido uma embaraçosa derrota por 5-0 contra os Emirados Árabes Unidos nas eliminatórias do Campeonato do Mundo no mês passado.
Os homens de Lopez estão a desiludir fase de qualificação para o Mundial-2026, ocupando o quarto lugar do grupo na terceira fase, com sete pontos em seis jogos, a seis pontos do segundo classificado, o Uzbequistão. Os dois primeiros classificados qualificam-se diretamente, enquanto os dois seguintes disputam um play-off.
O Catar, anfitrião do Campeonato do Mundo de 2022, joga contra a Coreia do Norte em março, faltando ainda quatro jogos.