Mais

Manny Pacquiao vai ser introduzido no International Hall of Fame

Manny Pacquiao
Manny PacquiaoShutterstock Editorial / Profimedia
O famoso pugilista filipino Manny Pacquiao, um ídolo na sua terra natal e um dos mais bem sucedidos pugilistas da história, foi nomeado para entrar na Classe de 2025 do International Boxing Hall of Fame, anunciou a organização sediada em Canastota (Nova Iorque/EUA).

Pacquiao, cujo trabalho de pés e velocidade de soco fizeram dele um dos maiores pugilistas da história, ganhou títulos mundiais num recorde de oito classes de peso, de mosca a super welter.

O filipino retirou-se do boxe em 2021 após uma carreira profissional de 72 combates, incluindo 62 vitórias, oito derrotas e dois empates.

Pacquiao, ex-senador e candidato a presidente em 2022, também ganhou fama fora dos ringues como político, filantropo e cantor.

Tornou-se o primeiro atleta filipino a aparecer num selo postal e foi incluído na lista da famosa revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2009.

"Estou muito feliz por ter sido selecionado para ser introduzido no International Boxing Hall of Fame. É, sem dúvida, um presente de Natal maravilhoso", afirmou Pacquiao, de 45 anos, num comunicado da organização.

"Na minha carreira, tanto como pugilista profissional como no serviço público, o meu objetivo foi sempre o de honrar o meu país e os meus compatriotas em todo o mundo", acrescentou Manny Pacquiao.

A cerimónia terá lugar de 5 a 8 de junho de 2025, em Canastota.

Pacquiao torna-se o quarto filipino do Hall of Fame, juntando-se ao seu ídolo Gabriel "Flash" Elorde, Pancho Villa e Lope "Papa" Sarreal.

Ao todo, 14 pessoas foram selecionadas para o museu de Canastota, em Nova Iorque, onde fica o Hall of Fame, através da votação de membros da Boxing Writers Association of America e de um painel de historiadores internacionais do boxe.