O atleta de 29 anos integra uma lista repleta de estrelas já confirmadas para o evento, que inclui uma corrida de massas para o público, provas profissionais para corredores de fundo masculinos e femininos, corridas de elite em cadeira de rodas para homens e mulheres, e ainda uma mini maratona destinada a atletas sub-17.
Além de Sawe, que em 2022 estabeleceu o recorde nacional do Quénia na corrida de uma hora no Memorial Van Damme com uma distância de 21 250 metros, ficando muito perto do recorde mundial, outros atletas esperados são o compatriota Jacob Kiplimo, Joshua Cheptegei, Tamirat Tola e Yomif Kejelcha.
Sawe, que terminou em 7.º lugar na prova sénior masculina do Mundial de Cross Country 2023, venceu a corrida do ano passado de forma dominante com 2:02:27 – o segundo melhor tempo de sempre na Maratona de Londres e uma prestação apenas 22 segundos acima do seu recorde pessoal de 2:02:05, alcançado em Valência em 2024.
Antecipando a corrida, Sawe, que em dezembro de 2024 venceu a Maratona de Valência com o melhor tempo mundial de 2:02:05, prevê que será necessário bater o recorde do percurso para voltar a conquistar a World Athletics Platinum Label road race pelo segundo ano consecutivo.
"Estou entusiasmado por regressar"
“O percurso da TCS Maratona de Londres é um dos mais bonitos e rápidos do mundo,” afirmou Sawe ao site da IAAF.
“Foi a minha primeira vez a correr em Londres no ano passado e atravessar a meta como campeão foi um dos momentos mais orgulhosos da minha vida. Estou entusiasmado por regressar em 2026 e agora já sei um pouco mais sobre o que posso esperar".
“Tenho a certeza de que, com a qualidade dos atletas que vão a Londres, será preciso outro tempo muito rápido para voltar a vencer, talvez semelhante ao esforço do grande Kelvin Kiptum quando estabeleceu o recorde do percurso em 2023".
O CEO da London Marathon Events, Hugh Brasher, admitiu que estão ansiosos por apoiar Sawe na tentativa de bater o recorde do percurso em Londres.
“O Sabastian (Sawe) mostrou ao mundo na TCS Maratona de Londres do ano passado que é um homem capaz de reescrever os livros de recordes da maratona, por isso estamos muito satisfeitos por recebê-lo novamente para o evento deste ano", explicou Brasher.
“Correr 2:02:27 com uma segunda metade em 60:57 demonstrou o enorme potencial que tem e estamos ansiosos por apoiar o Sabastian a correr o mais rápido possível em Londres no domingo, 26 de abril".
Concluiu: “É um privilégio contar com histórias tão incríveis e tanta qualidade em todas as nossas provas de elite na TCS Maratona de Londres 2026".
Em setembro de 2025, Sawe venceu a Maratona de Berlim com 2:02:16, enquanto em 2022 estabeleceu o recorde do percurso na Meia Maratona Roma-Ostia com o tempo de 58:02 (num percurso não elegível para recorde).
Na altura, fixou o seu melhor registo na meia maratona em 58:58, ao vencer a Bahrain Royal Night Half Marathon em 2022. Em dezembro de 2023, conquistou a corrida de estrada de 15 quilómetros Montferland Run, disputada em 's-Heerenberg, com o tempo de 42:35, e venceu a Meia Maratona de Copenhaga 2024 com um novo recorde pessoal de 58:05.
O recorde do falecido Kiptum mantém-se em duas horas, um minuto e 25 segundos. O campeão da Maratona de Londres 2022, Amos Kipruto, e o bicampeão da Maratona de Nova Iorque Geoffrey Kamworor, ambos do Quénia, além do etíope Deresa Geleta, o nono homem mais rápido da história na maratona (2:02:38), são outros nomes de destaque na lista deste ano.
Também é esperado na linha de partida da prova masculina o ugandês Joshua Cheptegei, campeão olímpico dos 10 000 metros em 2024 e detentor dos recordes mundiais dos 5 000m e 10 000m.
