Campeão do mundo de nine-ball em 2001 e de 10-ball em 2009, foi diagnosticado com cancro do cólon em 2023 e perdeu na segunda-feira a batalha contra a doença, num hospital em Nova Iorque, Estados Unidos.
Immonen lutou até ao fim, chegou mesmo a participar no US Open no mês passado, onde alcançou a segunda ronda de um torneio que já conquistara por duas vezes no passado.
“Foi um guerreiro até ao fim,” disse à comunicação social o seu amigo próximo Toni Ursin.
“Por vezes estava muito doente, outras vezes cheio de entusiasmo. Praticamente sempre saía directamente do hospital para os jogos. Foi assim quase até ao fim. Partiu de botas calçadas, embora, claro, este tenha sido um processo longo".
Ronnie O'Sullivan, sete vezes campeão mundial de snooker, usou o X para expressar a sua tristeza com a notícia do falecimento de Immonen.
Nascido em Londres, mas com raízes finlandesas, The Iceman era presença constante na equipa europeia da Mosconi Cup, participando em 13 equipas e conquistando o prémio de MVP em duas ocasiões.
A segunda dessas distinções, em 2008, teve um sabor especial para o finlandês, pois apagou as memórias de uma derrota decisiva no jogo final do evento de 2006.
