O objetivo de Mircea Lucescu à frente da seleção nacional será a qualificação para o Mundial-2026, organizado pelos Estados Unidos, México e Canadá, sendo que o seu contrato é válido por dois anos.
Estas são as datas anunciadas pelo presidente da federação, Răzvan Burleanu, que apresentou oficialmente o novo treinador numa conferência de imprensa.
"Uma pessoa notável no futebol mundial e, sem dúvida, um dos maiores treinadores do nosso desporto. Mircea Lucescu regressa à seleção nacional após 38 anos. Estamos muito satisfeitos por Mircea Lucescu ter aceitado regressar ao comando da seleção nacional num momento tão importante para o futebol romeno, que se encontra numa fase de reconstrução", afirmou Burleanu.
"Nunca pensei que viria a ser selecionador nacional"
Mircea Lucescu, na apresentação, explicou que inicialmente não queria aceitar o cargo de selecionador nacional porque acreditava que era o momento para os treinadores mais jovens.
"Nunca pensei, nem por um momento, que viria a ser selecionador nacional ou que me ofereceriam o cargo", começou por referir.

"Falei com Edi Iordănescu, que aprecio muito, pelo que fez ao nível da seleção nacional. Tentei convencê-lo a fazer um ciclo de 4-5 anos e a ficar com estes rapazes, porque, afinal, este grupo era um grupo compacto, homogéneo, um grupo que conseguiu dar alegria aos adeptos da seleção nacional".
Depois das boas exibições no Euro-2024, Lucescu acredita no apuramento para o Mundial.
"O desempenho que conseguiram no Campeonato da Europa dá-lhes o direito de continuarem a acreditar no seu potencial e de irem ao Mundial. Seria um desempenho muito especial e é algo de que nos devemos orgulhar".