Oscar Piastri disse que se culpava por ter cometido um "erro estúpido" quando se despistou na primeira volta do Grande Prémio do Azerbaijão de domingo, enquanto a McLaren perdeu a oportunidade de conquistar o segundo título consecutivo de equipas.
O australiano de 24 anos, líder da série, bloqueou e bateu nas barreiras na Curva 6, terminando a sua sequência de 34 corridas nos pontos, antes do tetracampeão da Red Bull, Max Verstappen, dar uma aula de mestre para conquistar a sua segunda vitória consecutiva.
Com o companheiro de equipa e rival pelo título, Lando Norris, a lutar pelo sétimo lugar, a equipa McLaren de Piastri não conseguiu vencer a Ferrari por nove pontos e garantir o seu 10.º Campeonato de Construtores.
"Não foi o meu melhor momento", admitiu.
"Antecipei demasiado a partida e depois cometi um erro simples e bati. Não antecipei o ar sujo como deveria ter feito e ao entrar na curva estava demasiado rápido. Não estou a culpar nada nem ninguém a não ser eu próprio. Não tomei as decisões que precisava nos momentos certos".
O acidente de Piastri deu a Norris a oportunidade perfeita para reduzir a sua vantagem de 31 pontos na corrida pelo título, mas não conseguiu aproveitar a oportunidade ao máximo.
O britânico conquistou apenas seis pontos e reduziu a sua desvantagem para 25 pontos com sete corridas restantes.
"Fiz o meu melhor, mas cada corrida é uma oportunidade perdida", disse Norris, em declarações à Sky Sports F1.
"Perdi-a na qualificação quando saí mais cedo, fiz uma má volta e perdi algumas posições".
O piloto disse que não sabia o que tinha acontecido com Piastri, que tinha sido extremamente consistente e confiável nesta temporada, antes do acidente de domingo.
"Não sei o que aconteceu", disse. "Oscar é um piloto incrível, mas eu concentro-me em mim. As pessoas simplesmente não entendem como é fácil cometer erros nestes carros".
O chefe da equipa McLaren, Andrea Stella, disse que tinha sido um fim de semana difícil.
"Hoje piorámos as coisas com o acidente e os erros pouco caraterísticos do Oscar", disse.
"Espero que os tenhamos reunido todos aqui neste evento. Ele é provavelmente o piloto mais sólido e consistente, por isso esperamos que este tenha sido um caso isolado".
"O Lando não tinha um carro suficientemente rápido para passar pelo pelotão, por isso agora temos de voltar a preparar o carro e tentar novamente em Singapura".