Fórmula 1: Chefe da Williams confirma que carro para 2026 está pronto para testes

O chefe de equipa da Williams, James Vowles, afirmou que o carro estará pronto para testes no Bahrein
O chefe de equipa da Williams, James Vowles, afirmou que o carro estará pronto para testes no BahreinStephanie Lecocq / Reuters

A Williams estará pronta para testar no Bahrain no próximo mês, depois de tomar a decisão "incrivelmente dolorosa" de faltar ao shakedown da Fórmula 1 desta semana em Barcelona, afirmou o chefe de equipa James Vowles esta quarta-feira.

Os antigos campeões são os únicos ausentes dos cinco dias de atividade no Circuito da Catalunha, que começaram na segunda-feira.

Algumas notícias na comunicação social especularam sobre a possibilidade de existir um problema com a aprovação do carro nos testes de colisão da FIA, necessários para participar, mas Vowles garantiu aos jornalistas que já não existem obstáculos.

"Tenho o prazer de dizer que passámos todos os testes necessários e estamos prontos para rodar no Bahrain, e vamos realizar um dia de filmagens promocionais antes disso. Estamos também a realizar um VTT (pista de testes virtual) como plataforma física de ensaio do carro... temos estado praticamente a trabalhar nisso em paralelo com Barcelona", afirmou numa chamada de vídeo.

Vowles explicou que a decisão de faltar à semana em Barcelona resultou da "determinação da equipa em levar ao limite a performance com os novos regulamentos." Disse ainda que a Williams poderia ter participado, mas apenas comprometendo peças suplentes, atualizações e a preparação para os testes no Bahrein e para o início da época na Austrália.

"O carro que construímos este ano... é cerca de três vezes mais complexo do que qualquer outro que já desenvolvemos na nossa estrutura. Isto significa que a carga que passa pelo nosso sistema é cerca de três vezes superior ao habitual, e começámos a ficar um pouco atrasados e com falta de peças", referiu.

Vowles referiu-se a certos testes não especificados como "um percalço no panorama geral" que levou a equipa para além do que era possível alcançar no tempo disponível, sobretudo no fornecimento de componentes.

"Estamos numa situação intermédia em que usamos sistemas, e quando não servem totalmente o propósito, recorremos a técnicas antigas e ao engenho humano, e é isso que está a causar o problema," explicou.

Vowles desvalorizou como "rumores na comunicação social" as sugestões de que o carro estaria significativamente acima do peso e afirmou que os pilotos Carlos Sainz e Alex Albon estão "lado a lado" consigo.

A Williams terminou na 5.ª posição na classificação de equipas na época passada, o seu melhor registo desde 2017. A campanha de 2026 arranca com o Grande Prémio da Austrália em Melbourne, a 8 de março.