Mas o sombrio sete vezes campeão do mundo foi isento de culpa pelo veterano comentador e antigo piloto de F1 Martin Brundle, que disse que o eixo traseiro do Ferrari de Hamilton "partiu-se durante a travagem".
Brundle disse que era "altamente invulgar", acrescentando: "Não creio que haja alguém mais surpreendido com isto do que Lewis Hamilton. Parece ser um problema técnico. Ninguém ficará mais surpreendido do que o Lewis. É quase como se o motor tivesse parado e cada vez que ele metiia outra mudança, travava o eixo traseiro".
Hamilton acabou por se terminar em 18.º na grelha de 20 carros, apenas 24 horas depois de ter feito comentários sobre ganhar um campeonato na Ferrari e não sofrer o destino dos colegas ex-campeões Fernando Alonso e Sebastian Vettel.
Hamilton teve dificuldades ao longo de todo o dia no extenso e majestoso circuito de Spa-Francorchamps - um dos seus favoritos - e saiu da pista no início do SQ1 antes do pião na chicane. O sete vezes campeão disse que nunca tinha feito aquele tipo de pião antes.
"Fiz um pião. A primeira vez na minha carreira (que fez um pião daquela forma). Não há muito a dizer. Obviamente, estou extremamente frustrado. Muito trabalho foi feito e estar ali não é nada bom. Espero que amanhã seja melhor", indicou.