Mais

Fórmula 1: McLaren espera que Oscar Piastri use a frustração de Silverstone a seu favor

Oscar Piastri parece abatido após o Grande Prémio da Grã-Bretanha
Oscar Piastri parece abatido após o Grande Prémio da Grã-BretanhaReuters / Jaimi Joy
A McLaren espera que Oscar Piastri tire partido da frustração sofrida no Grande Prémio da Grã-Bretanha, à medida que a luta pelo título de Fórmula 1 com o companheiro de equipa Lando Norris se torna cada vez mais intensa e os rivais ficam para trás.

Os dois estão agora separados por apenas oito pontos no topo da classificação, depois de Piastri ter terminado em segundo lugar, atrás do favorito do público Norris no domingo, mas o australiano ainda lidera a classificação a meio da época.

"Vou usar a frustração para me certificar de que vou ganhar mais algumas corridas mais tarde", disse um infeliz Piastri depois de uma penalização de 10 segundos por travar atrás do safety car, que arruinou as suas hipóteses, precisamente quando parecia estar prestes a triunfar.

O chefe de equipa Andrea Stella sugeriu que Max Verstappen, da Red Bull, que tomou medidas evasivas para se adiantar a Piastri momentaneamente e de forma irregular, fez com que a infração do australiano parecesse pior do que realmente foi.

"Teremos de ver se outros concorrentes fizeram a situação parecer pior, porque sabemos que, como parte da arte de corrida de alguns, há também a capacidade de fazer com que outros pareçam estar a causar uma infração grave quando não estão", disse o italiano.

"Portanto, há algumas coisas a rever, mas agora que a penalização foi decidida, foi cumprida, seguimos em frente. Penso que vamos ver se há alguma coisa a aprender da nossa parte e tenho a certeza que o Oscar vai usar esta motivação para estar ainda mais determinado nas próximas corridas e tentar ganhar o maior número de corridas possível", atirou.

A McLaren está a distanciar-se da concorrências nos dois títulos, construturos e pilotos. O atual campeão Verstappen ainda está em terceiro, mas agora a 69 pontos de Piastri, enquanto a McLaren somou mais do que o dobro dos pontos dos rivais mais próximos, a Ferrari, e soma 238 de vantagem.

"Oscar é um piloto muito rápido, muito forte e muito determinado. Ele provou isso hoje, não ganhou, mas tenho certeza de que levará a muitas outras vitórias já nesta temporada", disse Stella.

Para colocar tudo em perspetiva, a McLaren fez mais pontos do que a Ferrari e a Mercedes, terceira classificada, juntas. Os 460 pontos são também mais do que os 392 somados pelas restantes sete equipas juntas.

Piastri venceu cinco vezes, Norris quatro e a McLaren teve cinco dobradinhas em 12 corridas.

Se continuarem com o ritmo atual de pontuação, a McLaren vai eclipsar os 666 pontos do ano passado muito antes do final da campanha.