Dakar-2026: Alexandre Pinto abandona com problemas mecânicos

Alexandre Pinto abandona Dakar-2026 depois de vários contratempos mecânicos
Alexandre Pinto abandona Dakar-2026 depois de vários contratempos mecânicosANTONIN VINCENT / PsnewZ / Profimedia

O campeão mundial de todo-o-terreno Alexandre Pinto (Polaris) abandonou esta terça-feira a 48.ª edição do rali Dakar de todo-o-terreno, na Arábia Saudita, após a nona etapa, anunciou a equipa Old Friends.

Em comunicado, a Old Friends Rally Team informa que a dupla composta por Alexandre Pinto e pelo navegador Bernardo Oliveira “termina hoje a sua participação no Dakar, após uma edição marcada por vários contratempos mecânicos”.

Hoje, a dupla lusa foi acometida por problemas na suspensão no seu SSV da Polaris.

Depois de, dia após dia, terem lutado contra os problemas, a equipa voltou a ser forçada a parar a cerca de 10 km do final da especial, num momento em que a dupla seguia na frente e tinha reais hipóteses de vencer a primeira parte da etapa maratona”, explicou a formação vimaranense, que já tinha perdido Pedro Pinheiro (Husqvarna), no domingo, por lesão.

Alexandre Pinto chegou a liderar grande parte desta nona etapa, disputada na região de Bisha, ainda conseguiu chegar ao acampamento montado no deserto, onde se disputa uma segunda etapa maratona entre hoje e quarta-feira, em que os pilotos não têm assistência externa.

A suspensão cedeu novamente e, após análise de todos os contratempos nesta edição, concluímos que não estão reunidas as condições para continuar em prova”, frisou a equipa Old Friends, dizendo que “a dupla Campeã do Mundo sai de cabeça erguida”.

Apesar dos contratempos, a formação portuguesa reafirma a confiança nas capacidades de Alexandre Pinto e Bernardo Oliveira.

O Alexandre e o Bernardo mostraram, em condições extremamente adversas, que têm ritmo e capacidade para lutar pela vitória no Dakar. Esse é o maior saldo que levam desta participação: a certeza de que são uma dupla extremamente competitiva, resiliente e sempre pronta a contrariar as dificuldades”, conclui o comunicado.

Quarta-feira disputa-se a segunda parte da etapa maratona desta 48.ª edição do Dakar, com 368 quilómetros cronometrados para as motas e 420 para os automóveis.