Mais

Lando Norris diz que não está a conduzir como um campeão no regresso da época

Lando Norris é atualmente segundo na classificação de pilotos
Lando Norris é atualmente segundo na classificação de pilotosReuters / Leonhard Foeger
Lando Norris, da McLaren, avaliou o seu desempenho até agora nesta temporada como não sendo suficientemente bom para alguém com aspirações ao campeonato de Fórmula 1.

O piloto britânico é o rival mais próximo do tricampeão mundial Max Verstappen na classificação, após 14 das 24 corridas da temporada, mas ainda está 78 pontos atrás do piloto da Red Bull.

"Depois da primeira metade da época, não tive um desempenho ao nível de um campeão do mundo e é tão simples quanto isso", disse aos jornalistas no Grande Prémio dos Países Baixos, esta quinta-feira.

"Em certas alturas sim, e em muitas corridas sim, mas houve pequenas coisas que me deixaram ficar mal e não me posso dar a esse luxo. Sei disso e não estou contente com isso, mas é porque sou apaixonado e quero ganhar", acrescentou.

Lando Norris conquistou a sua primeira vitória na F1 em Miami, em maio, mas desde então teve quatro segundos lugares.

O mais flagrante é que Verstappen começou o Grande Prémio da Bélgica do mês passado em 11.º lugar, depois de uma penalização do motor, mas ainda assim terminou a corrida à frente de Norris, que tinha alinhado em quarto, mas acabou em quinto.

O colega de equipa australiano Oscar Piastri teve um melhor desempenho nas últimas quatro corridas, com uma primeira vitória na Hungria e dois segundos lugares.

"Há muitas coisas que analisei e trabalhei para voltar mais forte", disse Norris.

"As minhas oportunidades têm-me escapado nos arranques. Também houve momentos fortes, mas são sempre ensombrados por um mau arranque, uma má curva, ou por tentar ser demasiado seguro e evitar problemas. Preciso de ser perfeito para competir com os tipos com quem estamos a competir, e a mais pequena fraqueza ou défice pode morder-nos facilmente", explicou.

Apesar da sua autoavaliação pessimista, Norris disse que ainda sentia que os dois campeonatos estavam ao seu alcance.

A McLaren está apenas 42 pontos atrás da Red Bull e seu carro agora é possivelmente o mais rápido, com uma atualização para Zandvoort, a corrida em casa de Verstappen, e uma que o piloto neerlandês venceu da pole nos últimos três anos.

"Quero ser otimista e dizer que ainda há hipóteses", disse Norris.

"Sei que é muito e que vai ser um desafio muito difícil, mas sabendo como posso atuar quando as coisas se encaixam e correm bem, ainda quero acreditar que é possível", acrescentou.