Mais

Alonso e uma possível retirada da F1: "Se formos competitivos, há mais possibilidades"

Fernando Alonso em Baku no passado fim de semana
Fernando Alonso em Baku no passado fim de semanaReuters / Anton Vaganov

O piloto mais veterano da Fórmula 1, Fernando Alonso (44 anos), afirma que é mais provável que se retire no próximo ano se a sua equipa Aston Martin tiver uma temporada competitiva.

O bicampeão mundial completará 45 anos em julho próximo e termina contrato no final de uma temporada marcada por uma importante mudança técnica, com uma nova era de motores e a entrada da Honda como parceira da Aston Martin.

"Se as coisas correrem bem, acho que é um momento muito bom para parar", comentou o espanhol numa entrevista publicada no site da equipa.

"Tenho procurado um carro competitivo e corridas competitivas durante muitos anos, e se conseguir isso, penso que é uma ótima maneira de encerrar a minha carreira".

"Digamos que, se formos competitivos, há mais possibilidades de me retirar. Se não formos, será muito difícil deixar sem tentar novamente".

Alonso não vence uma corrida desde o Grande Prémio de Espanha de 2013, quando corria pela Ferrari, e conquistou os seus títulos mundiais com a Renault em 2005 e 2006.

Juntou-se à Aston Martin, que agora conta com o designer e génio técnico Adrian Newey, vencedor de múltiplos títulos, em 2023, vindo da Alpine, propriedade da Renault, após uma passagem anterior pela McLaren.

O espanhol também venceu duas vezes as 24 Horas de Le Mans com a Toyota e competiu nas 500 Milhas de Indianápolis e no Rali Dakar.