Fórmula 1: Aston Martin apresenta o carro de Fernando Alonso para a próxima temporada

Fernando Alonso, piloto da Aston Martin
Fernando Alonso, piloto da Aston MartinFoto por JAKUB PORZYCKI / NURPHOTO / NURPHOTO VIA AFP

A equipa inglesa revelou oficialmente o monolugar com que Fernando Alonso e Lance Stroll vão competir. Chegará finalmente o tão aguardado 33.º?

O AMR26 já foi apresentado. Já se conheciam alguns pormenores, como o facto de o motor ser da responsabilidade da Honda e o design ser obra de Adrian Newey, uma das principais apostas para o sucesso do piloto asturiano.

Alonso, antes do evento de apresentação, afirmou à DAZN: "Os inícios são sempre interessantes, ainda mais quando há uma mudança de regulamentação. Vamos começar de forma mais discreta e crescer ao longo do ano; espero que a meio da época possamos ter um carro capaz de lutar por grandes objetivos. Temos muita esperança e os ingredientes certos: está o Newey, o túnel de vento... só falta o tempo. É um desafio interessante para o piloto, toda esta mudança".

Alonso mostra-se entusiasmado

Lawrence Stroll, proprietário da equipa, pegou no microfone e deu início ao evento. Tal como Aston Martin já tinha confirmado, o carro é verde.

Rapidamente, o destaque passou para os pilotos, que mostraram entusiasmo. Fernando falou sobre a chegada de Newey, a sua motivação perante a mudança de regulamentação, o início da temporada e a importância que Aston Martin vive neste momento:

"Foi um momento de orgulho saber que iria competir com Adrian Newey. Pilotei contra ele muitas vezes ao longo da minha carreira e finalmente posso dizer que vou conduzir um dos seus carros. Será um grande desafio. Estamos a adaptar-nos à normativa de 2026 e ansiosos por ver como vamos trabalhar juntos", respondeu.

"Pela primeira vez somos uma equipa de fábrica, temos tudo a nosso favor e começa algo importante. Tudo pode mudar ao longo da temporada, independentemente do que aconteça na primeira corrida. Será uma segunda parte fundamental para perceber as fragilidades do teu carro", explicou.

Palavras de Newey

"Fico contente por ver o carro, é fantástico vê-lo. Levámo-lo a Barcelona e era apenas preto, não tivemos tempo de o pintar. Quando o tirámos da garagem com o Lawrence Stroll estivemos quase a chorar. Foi uma viagem longa e emotiva, exigiu muito trabalho", afirmou sobre o design do monolugar.

"Procurei soluções para os princípios básicos destas novas regras. Quando começa uma nova era, surgem sempre grandes oportunidades, mas só o tempo dirá. Haverá diferentes soluções na grelha e veremos qual será a correta".