Fórmula 1: Briatore confiante de que vai ver um novo Colapinto em 2026

Flavio Briatore, ao centro, com Franco Colapinto, à esquerda, e Pierre Gasly no lançamento da equipa para 2026
Flavio Briatore, ao centro, com Franco Colapinto, à esquerda, e Pierre Gasly no lançamento da equipa para 2026Albert Gea / Reuters

Segundo o conselheiro executivo da equipa detida pela Renault, Flavio Briatore, a Fórmula 1 vai contar esta temporada com um Franco Colapinto mais maduro e preparado para ajudar a Alpine a subir na grelha.

O Colapinto, de 22 anos, substituiu o australiano Jack Doohan na Alpine no ano passado, mas não conseguiu somar qualquer ponto nas 18 participações, numa época em que a equipa abdicou de evoluções e desenvolvimento para se concentrar na campanha de 2026.

Pierre Gasly acabou por marcar todos os pontos da equipa, com a Alpine a terminar em 10.º e último lugar. Colapinto foi o único piloto, além de Doohan, a terminar sem pontos, tendo sido superado na qualificação por 13-5 pelo seu colega francês.

"O verdadeiro problema do Franco (no ano passado) foi sempre a qualificação. Na corrida estava ao mesmo nível do Pierre. Trabalhamos muito com ele, os engenheiros estão a trabalhar muito com ele. O ambiente à sua volta é completamente diferente na forma como preparamos a corrida, a qualificação. Estou muito confiante também. Está mais maduro... no ano passado era um miúdo. Agora já parece um homem", afirmou Briatore à Reuters após o lançamento do novo carro da equipa em Barcelona, na sexta-feira.

Colapinto, que se estreou em 2024 como substituto a meio da época na Williams, afirmou que é muito diferente começar uma campanha desde o início, com apresentação como piloto titular.

"Tenho estado a trabalhar um pouco em mim próprio", disse, respondendo às imagens nas redes sociais que mostravam ter ganho mais massa muscular durante a pausa.

"Mudamos à medida que amadurecemos, naturalmente, e evoluímos como pilotos e como atletas profissionais. Este ano é muito importante para a equipa. Para mim, pessoalmente, quero fazer uma boa época e estou a empenhar-me para tentar ter um bom ano com a equipa", vincou.

Briatore afirmou no lançamento que espera ver a Alpine, agora equipada com unidade motriz Mercedes em vez do motor Renault, a ser competitiva, e Colapinto concordou.

"Como equipa, já não há desculpas. Mudou a unidade motriz e mudaram os regulamentos, agora temos de mostrar trabalho e desempenho. No ano passado, claro, estávamos focados em '26 e agora '26 chegou, por isso é o momento de ir atrás dos resultados que a equipa merece. Esperemos que o carro seja rápido e que consigamos os resultados que ambicionamos", atirou.

A Alpine foi campeã em anteriores versões como Benetton e Renault, mas ainda tem um longo caminho a percorrer até conseguir bater de forma justa os atuais gigantes ⁠McLaren, Mercedes, Red Bull e Ferrari.

Os testes arrancam em Barcelona na segunda-feira, com a corrida inaugural da temporada australiana a disputar-se em Melbourne a 8 de março.