Mais

Fórmula 1: Charles e Arthur Leclerc fazem história em Abu Dhabi

Arthur Leclerc foi autorizado a conduzir ao lado do seu irmão Charles na primeira sessão de treinos livres
Arthur Leclerc foi autorizado a conduzir ao lado do seu irmão Charles na primeira sessão de treinos livresAndrej ISAKOVIC / AFP
Primeiro a trepidação, depois a redenção: Charles Leclerc, estrela da Ferrari, fez história na Fórmula 1, juntamente com o seu irmão Arthur. Na primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio de Abu Dhabi, os dois monegascos tornaram-se o primeiro par de irmãos a alinhar na mesma equipa numa sessão da categoria rainha. Arthur substituiu Carlos Sainz e terminou em 18.º lugar com 1:26.179 minutos, enquanto Charles foi significativamente mais rápido (1:24.321) e garantiu o primeiro lugar.

"Toda a minha família virá do Mónaco para cá", já tinha dito a estrela da Ferrari na quinta-feira. Mas os seus familiares tiveram de ser pacientes. Inicialmente, apenas Arthur entrou no Circuito de Yas Marina, enquanto os mecânicos da Ferrari passaram muito tempo a trabalhar no carro de Charles nas boxes. Passado pouco mais de meia hora, também ele entrou na pista e tornou o momento histórico perfeito.

Mas apesar de Charles ter tido um bom começo, a sua equipa sofreu um revés na luta pelo campeonato de equipas. Devido à necessidade de instalar uma nova bateria no seu Ferrari, foi despromovido dez lugares na grelha de partida no domingo.

Norris e McLaren próximos

A Ferrari está 21 pontos atrás da McLaren, ambas as equipas podem ganhar o seu primeiro título desde 2008. Lando Norris (+0.221/Grã-Bretanha) - que também está a competir com Leclerc pelo segundo lugar do campeonato - ficou em segundo lugar. O top 5 foi completado pelos dois Mercedes do recordista mundial Lewis Hamilton (+0,485) e George Russell (0,844/Grã-Bretanha), bem como por Pierre Gasly (1,012/França) da Alpine.

O companheiro de equipa deste último, Jack Doohan (+1,983/Austrália), que celebrará a sua estreia no Grande Prémio no domingo, apenas conseguiu o 19.º lugar, enquanto Nico Hülkenberg, de Emmerich, terminou em sexto (+1,052) na sua terceira e última sessão de treinos para a equipa americana Haas.

Resta saber até que ponto os tempos são significativos. As equipas costumam fazer muitas experiências com os carros na primeira sessão. Para além do irmão de Leclerc, foram utilizados outros cinco pilotos suplentes.

Felipe Durgovich (+1.150/Brasil) foi o melhor, com o nono lugar, terminando dois lugares à frente do companheiro de equipa da Aston Martin e bicampeão mundial Fernando Alonso (+1.184/Espanha). Luke Browning(Williams/Grã-Bretanha), Ryo Hirakawa (McLaren/Japão), Isack Hadjar(Red Bull/França) e Ayumu Iwasa (Racing Bulls/Japão) também estiveram na grelha.