Mais

Fórmula 1: Fernando Alonso viaja para o circuito dos seus sonhos em pleno pesadelo

Fernando Alonso na Aston Martin
Fernando Alonso na Aston MartinSIMON WOHLFAHRT / AFP

Hungaroring é a próxima paragem do Mundial de Fórmula 1. Ali, o asturiano venceu a sua primeira corrida, mas a realidade atual é muito diferente.

O Grande Prémio da Hungria realiza-se este fim de semana. Uma data muito especial para Fernando Alonso, por ser o local em que, há 23 anos, conquistou a primeira das suas 32 vitórias na categoria rainha do automobilismo.

Nessa altura, o espanhol estava na sua primeira época como titular na Renault e começava a forjar a sua lenda com grandes desempenhos. Agora, a realidade é muito diferente: vem de um 17.º lugar em Spa e só somou 14 pontos até agora no Mundial de 2025.

É claro que o piloto da Aston Martin não parece prestes a tornar-se campeão do mundo, como acontecia há mais de duas décadas. Mas nunca se sabe, sobretudo tendo em conta que é Adrian Newey quem está a liderar a construção do carro de 2026.

Com tudo isto, embora ninguém espere um milagre sob a forma de vitória ou pódio do "14" no Hungaroring, mantém-se a esperança de que o "Magic" mostre os seus melhores truques num dos seus Grandes Prémios de eleição.

Se as coisas correrem razoavelmente bem, pode deixar mais uma atuação para recordar, já que o traçado favorece notavelmente o seu estilo de condução. Ali, o motor não é tudo, dada a estreiteza, a multiplicidade de curvas e a dificuldade de ultrapassagem características do circuito húngaro.

Fernando não atravessa o melhor momento da sua carreira profissional, mas quem sabe se uma boa prestação em território magiar não poderá ser, de novo, 22 anos depois, o início da segunda etapa triunfal do 'Nano' na Fórmula 1.