As "palavras de sabedoria" de Leclerc
Bastou uma única corrida para a temporada de Fórmula 1 nos oferecer um momento viral no rádio, cortesia de Charles Leclerc da Ferrari.
Leclerc e a Ferrari estavam a passar por um Grande Prémio da Austrália complicado, e a situação agravou-se ainda mais quando o monegasco descobriu água no seu cockpit.
Leclerc alertou Bryan Bozzi para o problema em plena corrida, o que originou uma troca de palavras cómica que os adeptos rapidamente comentaram, gozando com a resposta óbvia de Bryan Bozzi.
Leclerc: "Tenho o banco cheio de água. Ou seja, completamente cheio de água."
Bozzi: "Deve ser água."
Leclerc: "Aponta isso nas palavras de sabedoria."
Antes do Grande Prémio da China, Leclerc esclareceu depois que a conversa era apenas uma "piada interna".
"É pelo teu charme"
Kimi Antonelli, da Mercedes, mal acreditava quando foi eleito Piloto do Dia pela sua prestação no Grande Prémio da China. O jovem de 18 anos terminou em oitavo, mas subiu ao sexto lugar após as desclassificações de Lewis Hamilton e Charles Leclerc.
O chefe da Mercedes, Toto Wolff, transmitiu-lhe os parabéns pelo rádio a um Antonelli surpreendido, brincando que o voto dos adeptos se devia ao seu charme e ao do seu engenheiro de pista, Peter 'Bono' Bonnington.
Wolff: "Kimi, Piloto do Dia, acabámos de ver no ecrã."
Antonelli: "Eu? Que estranho."
Wolff: "Acho que é pelo teu charme e pelo teu público-alvo... e, claro, também pelo charme do teu engenheiro de pista."
"Da próxima vez atiro-o contra o muro"
Gabriel Bortoleto, da Sauber, não escondeu a sua irritação após colidir com Kimi Antonelli logo na primeira volta do Grande Prémio do Mónaco.
Bortoleto ultrapassou Antonelli na curva da Rascasse, mas o piloto da Mercedes devolveu a manobra por dentro em Portier, recuperando a posição e levando o brasileiro a embater no muro.
O engenheiro de pista, Jose Manuel Lopez, informou-o de que não haveria penalização para Antonelli, ao que Bortoleto respondeu com sarcasmo que, da próxima vez, também o atiraria contra o muro sem castigo.
Bortoleto: "Deram-lhe penalização pelo que fez?"
Lopez: "Não, não foi penalizado."
Bortoleto: "Está bem. Então da próxima vez atiro-o contra o muro."
Russell explode após o toque com Verstappen
O Grande Prémio de Espanha viveu momentos de tensão quando Max Verstappen pareceu conduzir deliberadamente o seu Red Bull contra o Mercedes de George Russell.
Tudo aconteceu depois de ambos seguirem lado a lado na primeira curva. Verstappen saiu de pista, mas regressou à frente de Russell.
Foi-lhe indicado que devolvesse a posição, mas mostrou-se relutante e acabou por acelerar e bater na lateral do carro de Russell, o que lhe valeu uma penalização de 10 segundos.
Russell, naturalmente, não reagiu nada bem no momento.
Russell: "Mas que raio? Acabou de bater em mim!"
Piastri critica a antiga equipa
Oscar Piastri não conseguiu esconder a sua frustração com os pilotos da Alpine nas últimas voltas do Grande Prémio da Áustria.
Enquanto tentava alcançar o seu colega da McLaren, Lando Norris, na fase final da corrida, o australiano deparou-se com tráfego que travou a sua recuperação. Piastri tentou primeiro dobrar Franco Colapinto, que estava em luta com Yuki Tsunoda, mas o piloto da Alpine não se apercebeu da sua presença e empurrou-o para a relva.
Duas voltas depois, o outro Alpine, de Pierre Gasly, bloqueou-o na primeira curva, levando Piastri a explodir e a recordar a sua polémica saída da equipa de Enstone.
Piastri: "A Alpine continua a arranjar maneira de me lixar, mesmo passados todos estes anos, não é?"
A masterclass de Hulkenberg em Silverstone
Nico Hulkenberg foi o eterno candidato na Fórmula 1 durante 15 anos, sem nunca conseguir um pódio em 238 corridas. Mas tudo mudou em Silverstone, num Grande Prémio da Grã-Bretanha marcado pela chuva e por várias surpresas.
Hulkenberg, da Sauber, arrancou da 19.ª posição, mas uma série de decisões acertadas sobre pneus catapultou-o até ao terceiro lugar.
O Ferrari de Lewis Hamilton estava a aproximar-se nas últimas voltas, mas Hulkenberg resistiu e isso originou uma troca emotiva pelo rádio com o chefe de equipa da Williams, Jonathan Wheatley.
Hulkenberg: "Não sei se consigo perceber o que acabámos de alcançar. Meu Deus."
Wheatley: "Hoje foi uma verdadeira masterclass. Este é o pódio mais merecido da história da Fórmula 1. Trabalho absolutamente fantástico."
O primeiro Smooth Operation de Sainz na Williams
O autodenominado Smooth Operator, Carlos Sainz, não conseguiu esconder a sua felicidade pelo seu primeiro pódio com a Williams no Grande Prémio do Azerbaijão, que considerou o melhor da sua carreira até ao momento.
O espanhol qualificou-se em segundo e cumpriu no domingo em Bacu, cortando a meta em terceiro para completar o pódio.
Sainz já soma quatro vitórias em Grandes Prémios, mas mostrou-se radiante com a sua prestação e prometeu trazer mais alegrias à Williams.
Sainz: "Vamos! O melhor pódio da minha carreira, malta. Nem imaginam o que isto significa. Muito obrigado. Este é o meu primeiro 'Smooth Operation' na Williams... e não será o último!"
"Desligo a rádio"
O experiente Fernando Alonso protagonizou momentos inesquecíveis no rádio ao longo da sua longa carreira. O piloto da Aston Martin, de 44 anos, é conhecido pelas suas respostas rápidas e diretas, sobretudo quando está em plena luta em pista.
Os adeptos recordam bem o seu repertório de frases durante a frustrante passagem pela McLaren, incluindo a icónica "não falo mais no rádio até ao fim da corrida" na Bélgica 2017.
Em Singapura, Alonso só queria que os seus colegas da Aston Martin o deixassem em paz após uma paragem lenta nas boxes.
Mas depois de receber o aviso de que faltavam 34 voltas, Alonso fartou-se e ameaçou desligar a rádio, visivelmente irritado.
Alonso: "Se me falarem em todas as voltas, desligo a rádio."
"Realizaram o sonho de uma criança"
Não podíamos terminar sem referir um emocionado Lando Norris, que se sagrou novo campeão do mundo de Fórmula 1 no Grande Prémio de Abu Dhabi, última prova da temporada.
A luta pelo título decidiu-se na última corrida, com Norris a medir forças com Max Verstappen, da Red Bull, e com o seu colega da McLaren, Oscar Piastri. O terceiro lugar foi suficiente para se sagrar campeão por apenas dois pontos de diferença.
Norris construiu toda a sua carreira na McLaren e, ao cortar a meta, a emoção tomou conta dele ao celebrar o seu primeiro título mundial com o chefe de equipa, Zak Brown.
Brown: "Lando, fala o Zak da McLaren. Esta é a linha direta do campeão do mundo? Conseguimos! Conseguimos!"
Norris: "Oh, caramba! Realizaram o sonho de uma criança. Adoro-vos, malta. Merecem isto. Amo-te, mãe. Amo-te, pai. Obrigado por tudo. Não estou a chorar."
