Com a McLaren a apresentar o carro mais competitivo, Lando Norris iniciou a temporada como o principal favorito ao título para muitos, mas foi claramente superado pelo colega de equipa Piastri durante a primeira metade do campeonato.
No final do Grande Prémio dos Países Baixos, no fim de agosto, o britânico estava 34 pontos atrás do australiano, em parte devido a problemas de fiabilidade, mas sobretudo por falta de regularidade; embora fosse mais rápido do que Piastri em alguns momentos, o outro piloto da McLaren cometia muito menos erros e aproveitava sempre as oportunidades quando Norris falhava.
No entanto, com nove jornadas por disputar, Norris começou a recuperar terreno sobre o colega de equipa. A situação inverteu-se, com Norris praticamente irrepreensível e Piastri a começar a cometer erros nos seus fins de semana, o que permitiu ao britânico superar o australiano em seis corridas consecutivas e assumir a liderança do campeonato no México.
Parecia encaminhado para conquistar o seu primeiro título com três fins de semana de corrida por disputar, mas perdeu o segundo lugar em Las Vegas quando tanto ele como Piastri foram desclassificados devido a uma infração técnica da McLaren. Com Verstappen a vencer, o neerlandês voltou a entrar na luta pelo título.
Depois, a McLaren cometeu um erro estratégico no Catar, permitindo ao campeão em título ultrapassar ambos os seus pilotos e vencer, chegando à última prova da temporada em Abu Dhabi à frente de Piastri e apenas 12 pontos atrás de Norris.
O neerlandês garantiu a pole position na corrida final, mas Norris qualificou-se em segundo e garantiu este domingo o último lugar do pódio, o suficiente para sagrar-se campeão do Mundo, com Max Verstappen a conquistar o 1.º lugar na corrida.
Norris torna-se o primeiro piloto da McLaren a conquistar o Campeonato de Pilotos desde Lewis Hamilton em 2008, e o oitavo na história da equipa, juntando-se a uma lista ilustre que inclui Emerson Fittipaldi, James Hunt, Niki Lauda, Alain Prost, Ayrton Senna e Mika Hakkinen.
É o 11.º piloto britânico a conquistar o título e o primeiro, além de Hamilton, desde Jenson Button, em 2009.
Não será tarefa fácil, com Piastri a mostrar sinais de evolução e a McLaren a prever menos domínio na próxima época, mas, com apenas 26 anos, Norris tem ainda muito tempo para somar mais títulos ao seu palmarés.
