Norris relegou Charles Leclerc na Ferrari, e o campeão mundial Max Verstappen, para o segundo e terceiro lugares, respetivamente. A estrela da Red Bull limitou os danos graças a táticas inteligentes e a uma boa gestão dos pneus, e ainda está totalmente na luta para defender o seu título.
Piastri continua com problemas
Oscar Piastri foi um dos perdedores na altitude do México. O piloto australiano da McLaren, que tem estado em dificuldades há várias semanas, não conseguiu terminar além do quinto lugar e perdeu a liderança do campeonato para o seu companheiro de equipa, Lando Norris. No entanto, as duas estrelas da McLaren estão separadas por apenas um ponto. Verstappen segue-o com uma diferença de 36 pontos.
A mudança no topo também aconteceu porque Oliver Bearman surpreendeu tudo e todos, ao terminar em quarto lugar com o Haas. O recordista mundial Lewis Hamilton, que partiu do terceiro lugar, teve de se contentar com o oitavo lugar para a Ferrari. Nico Hülkenberg teve um dia mau depois de um arranque fraco e retirou-se mais cedo devido a um defeito técnico.
Norris sobrevive a um arranque turbulento
O pole-sitter Lando Norris tinha claramente a vantagem após a inequívoca sessão de qualificação. O britânico estava numa liga própria na perseguição ao tempo no sábado, enquanto Verstappen, em quinto lugar, e Piastri, em sétimo, procuravam em vão a configuração certa. "Tenho poucas esperanças para a corrida", disse Verstappen.
O primeiro teste de resistência aguardava Norris quando as luzes se apagaram. A reta da partida e da chegada no Autódromo Hermanos Rodriguez é extremamente longa e dá aos carros no "slipstream" uma vantagem. Norris teve de se defender rapidamente dos primeiros ataques, mas conseguiu desviá-los com sucesso e defender a sua posição. Atrás dele, as coisas ficaram caóticas: Verstappen também arrancou bem, mas depois o campeão do mundo ficou sem pista na confusão da primeira curva - Verstappen travou, atravessou a relva e reagrupou-se inicialmente no quarto lugar.
Safety car interrompeu a corrida de Verstappen para recuperar o atraso
A corrida manteve-se competitiva e Verstappen esteve mais uma vez no centro da ação. Durante uma manobra de ultrapassagem, entrou em contacto com Hamilton e o neerlandês caiu para o quinto lugar como resultado.
Hamilton travou na curva seguinte, mas não utilizou a saída de emergência no regresso à pista - o britânico recebeu uma penalização de dez segundos e perdeu a oportunidade do seu primeiro pódio com a Scuderia. Norris ditou a ação na frente.
Verstappen procurou ritmo com pneus degradados e caiu para o oitavo lugar após as primeiras paragens nas boxes, mas tinha uma vantagem com um novo conjunto de pneus de compostos macios e começou a sua corrida para recuperar o atraso.
Outras paragens dos seus rivais levaram o neerlandês para o terceiro lugar - o que não foi suficiente para Verstappen. O piloto da Red Bull reduziu constantemente a diferença para Leclerc, mas não conseguiu ultrapassá-lo porque o safety car virtual estava no seu caminho pouco antes do final.
