Fórmula 1: Max impõe-se a Piastri e Russel, Aston Martin continua a deixar dúvidas nos treinos

Sainz, com o seu novo Williams no Bahrain
Sainz, com o seu novo Williams no BahrainREUTERS/Jakub Porzycki

A sessão matinal de treinos de Fórmula Um no Bahrain deixou claro que Max Verstappen continuará a ser um dos pilotos de topo com o seu Red Bull e o novo motor próprio.

O neerlandês quer voltar a atacar desde o início e, pelo que se viu nesta primeira apresentação da pré-época após os testes em Barcelona, o seu monolugar está a funcionar.

Verstappen bateu esta quarta-feira Oscar Piastri (McLaren) e George Russell (Mercedes) por 0,169 e 0,675 segundos, respetivamente. O motor RB, desenvolvido em conjunto com a Ford, parece estar a funcionar e não apresenta problemas quando se liberta toda a potência. Ou seja, corre e não se avaria.

No que diz respeito aos espanhóis, Carlos Sainz estreou-se com o seu Williams para ir acumulando voltas e quilómetros, algo que não conseguiu fazer em Montmeló. Completou 77 voltas iniciais e agora terão de ir aumentando a potência e arriscar cada vez mais para cumprir o programa de desenvolvimento. O seu melhor tempo ficou a 2,788 do mais rápido.

Quanto a Fernando Alonso, não saiu para a pista com o seu Aston Martin. O escolhido para esta primeira manhã foi Lance Stroll, mas para além do design, elogiado por todos os especialistas, é importante perceber como o motor Honda se integra neste conjunto. Para já, pouco ou nada se pôde ver do seu potencial.

Por enquanto, o canadiano completou 33 voltas, a 4,4 segundos de Verstappen. Resta saber se com o asturiano, que vai entrar no carro verde na quinta-feira, a equipa começará a mostrar uma versão mais próxima do que se espera deles.