Mais

Fórmula 1: McLaren procura a consolação do título de construtores no Catar

Lando Norri é, piloto da McLaren
Lando Norri é, piloto da McLarenPhoto by DPPI / DPPI via AFP
Poucos dias depois de ver escapar o título de pilotos, conquistado pelo holandês Max Verstappen (Red Bull) em Las Vegas, a McLaren vai tentar consolar-se este fim de semana no Catar com a conquista do título de construtores.

Nessa batalha, a McLaren não enfrenta a Red Bull - que está em terceiro lugar - mas a Ferrari, 24 pontos atrás em segundo, a dois Grandes Prémios do fim.

A McLaren não tem tempo para lamentar não ter sido capaz de aproveitar a vulnerabilidade de Verstappen na segunda metade da temporada para coroar Lando Norris. A missão da equipa britânica agora é conquistar o título de construtores para fechar o ano com pelo menos algumas garrafas de champanhe.

"Depois de um fim de semana catastrófico em Las Vegas, aqui estamos nós no Qatar, onde as condições da pista são mais favoráveis ao nosso carro, por isso vamos tentar aproveitar todas as oportunidades. O nosso objetivo continua a ser muito claro, é ganhar o campeonato, mas a luta está mais apertada do que nunca, por isso todos os pontos são importantes e vamos fazer tudo o que pudermos para terminar o trabalho", sublinhou Andrea Stella, o capitão da equipa sediada em Woking.

Após o Grande Prémio de Singapura, em setembro, a McLaren parecia ter tudo a seu favor para conquistar o seu nono título de construtores e o primeiro desde 1998, mas é verdade que, desde então, a Ferrari acelerou e a diferença diminuiu consideravelmente.

Ferrari, sem margem para erros

"No papel, o circuito do Catar não nos permite explorar os nossos pontos fortes. Reduzimos a diferença para a McLaren, mas não é altura de fazer contas. Tudo o que podemos fazer é ter um desempenho perfeito para garantir que Charles(Leclerc) e Carlos (Sainz Jr) possam tirar o máximo proveito das capacidades do carro", disse o chefe francês da Scuderia, Frédéric Vasseur.

A McLaren está a abrandar e a margem diminuiu 51 pontos nas últimas quatro corridas.

Tem uma diferença de 24 pontos e 60 pontos em jogo, 36 dos quais serão partilhados este fim de semana no Circuito Internacional de Lusail, com 5,419 km, que também acolherá a sexta e última corrida de sprint da época.

"Devemos estar mais sólidos este fim de semana do que em Las Vegas, por isso estamos muito concentrados e prontos para dar tudo por tudo na nossa luta pelo título de construtores", explicou o piloto da McLaren, Oscar Piastri.

Norris tem de aguentar Leclerc

Lando Norris, por sua vez, também tem em jogo a luta pelo segundo lugar no campeonato. Ele é o segundo na classificação geral, mas Leclerc chegou a 21 pontos.

A vantagem é relativamente confortável, mas o britânico não pode descansar sobre os louros para evitar ver o segundo lugar escapar-lhe.

"Sabemos muito bem o que temos de fazer nos dois últimos fins-de-semana, por isso o objetivo será conquistar o máximo de pontos possível", disse Norris.

No fundo da classificação, também haverá uma batalha: Haas (50 pontos), Alpine (49) e Racing Bulls (46) estão a disputar o sexto lugar na classificação dos construtores.