Fórmula 1: Norris estreia o McLaren de 2026 na primeira sessão de testes em Barcelona

Lando Norris, da McLaren, completou 77 voltas no teste de preparação em Barcelona na quarta-feira
Lando Norris, da McLaren, completou 77 voltas no teste de preparação em Barcelona na quarta-feiraREUTERS / Satish

O campeão do mundo Lando Norris regressou ao circuito, com a McLaren a fazer a sua primeira aparição nas sessões privadas de testes de Fórmula 1 em Barcelona.

Norris completou 62 voltas ao volante do novo MCL40 da McLaren, em condições de pista seca e céu limpo, depois de a equipa bicampeã de construtores ter falhado os dois primeiros dias de testes desta semana.

"Foi simplesmente bom voltar, bom ver o número um no meu carro. Bastante fixe, quase surreal. Foi a primeira vez que todos viram o carro montado – literalmente só ficou pronto esta manhã. É incrível ver tudo a ganhar forma", afirmou Norris.

Depois de uma sessão na terça-feira marcada pela chuva, em que apenas Red Bull e Ferrari se aventuraram na pista, seis equipas aproveitaram a melhoria do tempo na quarta-feira, com Alpine, Audi, Haas, McLaren, Mercedes e Racing Bulls a rodarem no circuito.

Com a revolução nos regulamentos técnicos prestes a entrar em vigor na próxima época, as equipas estão esta semana a centrar-se sobretudo na fiabilidade dos seus monolugares, em vez do desempenho.

"É bastante diferente", disse Norris. "É um desafio maior, o que é positivo. Hoje serviu essencialmente para percebermos o carro como um todo, como funciona realmente. Portanto, foi um dia produtivo".

"Ainda vai demorar algum tempo. O objetivo é recolher o máximo de informação possível em todas as condições."

Apesar de uma pausa de inverno invulgarmente curta, Norris afirmou sentir-se preparado para o que aí vem.

"Acho que ainda estou a tentar aceitar e perceber que realmente aconteceu", disse Norris, que resistiu a Max Verstappen e ao colega de equipa da McLaren Oscar Piastri para conquistar o título na última corrida da época passada.

"Dá-me bastante confiança para esta temporada. Mas é um enorme desafio com todos os regulamentos e todas as mudanças deste ano, mas sinto-me bem."