O francês Esteban Ocon (Haas) foi desclassificado no final da qualificação para o Grande Prémio do Azerbaijão de Fórmula 1 devido a uma irregularidade na asa traseira, disseram os comissários de pista no sábado à noite.
Esteban Ocon, que foi eliminado na Q1 depois de ter feito o 18.º tempo, terá de partir das boxes no circuito urbano de Baku no domingo.
A asa traseira do carro Haas do francês não passou nos testes de flexibilidade, verificações técnicas que foram intensificadas nesta temporada pela Fédération Internationale de l'Automobile (FIA), órgão regulador da F1.
O carro de Ocon foi, portanto, declarado irregular e a penalidade usual em tais casos foi aplicada, ou seja, desqualificação.
Esta penalização permitiu que o francês Pierre Gasly (Alpine) e o tailandês Alexander Albon (Williams) recuperassem um lugar na grelha.
Após uma qualificação caótica, marcada por seis acidentes, foi o tetracampeão do mundo Max Verstappen (Red Bull) que conquistou a pole position, à frente do espanhol Carlos Sainz Jr (Williams).