Mais

Fórmula 1: Piastri e Norris tentam selar o título de construtores para a McLaren em Baku

Oscar Piastri e Lando Norris estão a lutar pelo título mundial, mas estão prestes a garantir o campeonato de construtores para a McLaren
Oscar Piastri e Lando Norris estão a lutar pelo título mundial, mas estão prestes a garantir o campeonato de construtores para a McLarenMARK THOMPSON / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
O líder do campeonato, Oscar Piastri, e Lando Norris retomam a luta pelo título mundial no Azerbaijão este fim de semana, mas podem também garantir à McLaren o título de construtores.

Tendo vencido entre si 12 das 16 corridas disputadas este ano, Piastri e Norris já estão à beira de conquistar o 10.º título de equipas da McLaren, com sete corridas de antecedência.

Mas os companheiros de equipa também estão envolvidos numa corrida pelo campeonato do mundo de pilotos, com Piastri a liderar Norris por 31 pontos, depois de o britânico ter reduzido a sua vantagem na última corrida, em Monza.

Apesar da vitória de Max Verstappen no veloz Grande Prémio de Itália, o regresso a um circuito de rua onde Piastri triunfou no ano passado deverá permitir à McLaren retomar o serviço normal.

Mas os acidentes e incidentes fazem muitas vezes parte do espetáculo em Baku.

Norris não se pode dar ao luxo de ter outro deslize, depois de se ter retirado do Grande Prémio dos Países Baixos, no mês passado, devido a uma falha mecânica.

A McLaren pode conquistar o título de construtores com um 1-2, que já seria o oitavo da temporada.

A McLaren também pode garantir o troféu no domingo, superando a Ferrari por nove pontos, desde que a Red Bull ou a Mercedes não vençam e conquistem uma grande quantidade de pontos.

Charles Leclerc, da Ferrari, está à procura da quinta pole consecutiva em Baku.

No entanto, apesar de alguns sinais de melhoria de forma para a Ferrari, Leclerc não conseguiu vencer em Baku no passado e está sem uma vitória esta temporada, enquanto o companheiro de equipa e sete vezes campeão, Lewis Hamilton, ainda está sem um lugar no pódio.

O "passo em frente" da Red Bull

Verstappen, que provou que pode superar o potencial do seu carro da Red Bull, continua a ser uma ameaça e foi animado pela sua vitória em Monza.

"Monza foi incrível para nós e demos um bom passo em frente em relação ao que queremos com a configuração do carro", disse.

"A vitória foi um grande impulso para todos e estive na fábrica esta semana para celebrar, o que foi ótimo, e na simulação para me preparar para a próxima corrida. Baku é sempre um pouco mais desafiante e temos de encontrar um compromisso... Espero que possamos levar a nossa forma positiva para este fim de semana", acrescentou.

A McLaren lidera a Ferrari por 337 pontos na classificação dos construtores, após 16 das 24 corridas.

Um triunfo da McLaren no título torná-la-ia a segunda equipa mais bem sucedida de sempre, atrás da Ferrari, que espera estar forte em Baku.

"Historicamente, estamos sempre em boa forma em Baku", disse o chefe de equipa Fred Vasseur, que acrescentou que o principal objetivo da Ferrari é terminar em segundo lugar na corrida pelo título de equipas, à frente da Mercedes e da Red Bull.

"Infelizmente, para nós, a McLaren está noutro planeta", assumiu.

A Mercedes também chegará com muito a provar novamente depois de um fim de semana inexpressivo em Itália, onde o estreante Kimi Antonelli sofreu um dia "pouco impressionante" em casa, de acordo com o chefe de equipa Toto Wolff.

"Perdemos algum terreno em Monza e sabemos que temos de ter um melhor desempenho nas últimas oito corridas se quisermos chegar ao topo", afirmou.