SQ1
No circuito mais longo de todo o calendário, com uma extensão superior a sete quilómetros, sair a tempo para completar a volta era algo imprescindível – em qualquer uma das rondas. Tanto na SQ1 como na SQ2, todos saíram com pneus duros; na SQ3, no entanto, era necessário o composto macio.
Havia uma ligeira possibilidade de chuva, o que traz sempr eum ponto de incerteza à prova. As nuvens davam um sinal de alerta, embora as previsões indicassem um risco muito baixo de precipitação. Não foi esta circunstância que provocou o incidente de Kimi Antonelli, protagonista de um inoportuno pião.
Numa zona bastante delicada do circuito, a "Paragem do Autocarro" (por uma série de curvas em forma de S), um frustrado Lewis Hamilton ficou fora de combate. O já mencionado piloto da Mercedes juntou-se ao britânico numa jornada também negativa para Alex Albon, Nico Hülkenberg e Franco Colapinto.
SQ2
O líder do Mundial estava destinado a não sofrer muito, ainda mais depois dos Treinos Livres, mas tudo começou mal para ele ao ver o seu primeiro tempo ser anulado por ter saído de pista em Eau Rouge. Sério contratempo para Piastri devido ao explicado anteriormente, mas suando como poucas vezes salvou a situação graças a apenas quatro centésimos.
Carlos Sainz fez o seu trabalho com o oitavo melhor tempo, sorte que não teve Fernando Alonso. O asturiano estava a rodar a bom ritmo, mas um mau último setor impediu a sua passagem à SQ3. O outro representante da Aston Martin (Lance Stroll), Liam Lawson, Yuki Tsunoda e George Russell também caíram eliminados.
SQ3
Sem pressa, os pilotos foram para a pista à procura da sua melhor versão. Conseguir uma boa posição para uma corrida tão curta é essencial no caminho para os pontos. Fernando, portanto, tem tarefa bastante complicada. Sainz, no entanto, já tinha dado um importante passo ao chegar à ronda decisiva. O madrileno, claro, queria mais.
Norris foi o mais precoce a cruzar a linha de chegada, embora as suas chances de pole tenham desaparecido após o registo impressionante do seu companheiro da McLaren, capaz de estabelecer um extraordinário e notável 1:40.510. Verstappen conseguiu colocar-se entre ambos e Leclerc ficou provisoriamente em quarto lugar. Nada disso mudou com o passar dos minutos.
Ainda faltava o Carlos, entre outros pilotos, e o espanhol não desiludiu em solo belga. Sexto na grelha, o piloto da Williams aspira a somar pontos este sábado. Para isso, é claro, terá de continuar a eclipsar rivais como Bearman, Gasly, Hadjar ou Bortoleto.