O australiano Oscar Piastri, líder do Mundial de Fórmula 1, foi obrigado a abandonar na primeira volta do Grande Prémio do Azerbaijão, a 17.ª das 24 corridas da temporada, após um acidente.
Apenas nono na grelha de partida depois de uma saída de pista na qualificação de sábado, Piastri ficou parado na largada e terminou em último do pelotão antes de bloquear os pneus ao travar na curva 6 e bater diretamente contra o muro de proteção.
Foi a primeira corrida sem pontos este ano para o australiano, que pôs fim a uma sequência de 34 corridas a pontuar.
A McLaren tinha começado a corrida a tentar garantir o segundo campeonato consecutivo de construtores: precisava de superar a Ferrari por nove pontos.
Na luta pelo título mundial, Piastri chegou a Baku com 31 pontos de vantagem sobre o seu companheiro de equipa Lando Norris.
Este último partiu do sétimo lugar da grelha, duas posições à frente de Piastri, e estava em oitavo quando o Safety Car foi acionado após o acidente do australiano.
O atual tetracampeão mundial Max Verstappen partiu da pole position e, após um bom arranque, liderava à frente de Carlos Sainz, da Williams, e do estreante da Racing Bulls, Liam Lawson.